Muito discutida no meio empresarial, a política dos 5 R's é extremamente importante quando pensamos na sustentabilidade para as empresas. Mas afinal: como ela nos impacta? E como nós estamos envolvidos nisso?
Você considera o seu consumo saudável?
Se sim, pare e pense na quantidade de itens os quais você compra e se arrepende depois ou mesmo, descarta rapidamente. Até mesmo aqueles itens que acumulamos em casa e os quais não possuem utilidade.
Também reflita sobre a sua interação com o meio ambiente. Como você descarta seu lixo atualmente? Separa os recicláveis dos orgânicos? Joga tudo o que usa fora ou reutiliza algo? Usa da água e da energia de maneira consciente?
São esses questionamentos, ou melhor, a falta deles, que está levando as companhias e instituições ao desenvolvimento de planos de ação para refletir e mudar seus valores, além de atuar de forma consciente no combate aos desperdícios.
A política dos 5 R's é discutida frequentemente nesses cenários, já que propõe uma série de mudanças baseada em cinco pontos ligados à sustentabilidade e aos negócios. Mas antes de falarmos sobre ela, precisamos que você entenda bem o que é sustentabilidade.
Nesse artigo, você vai aprender sobre os seguintes pontos:
- O que é sustentabilidade?
- Recuse - Invista no verde
- Repense - Sobre consumir de maneira consciente
- Reuse - Olhe de outro ângulo
- Recicle - Transforme e dê um novo uso
- Reduza - Prefira o durável
- Vantagens e Benefícios dos 5 R's
- Quer aplicar por aí? Seja nosso parceiro!
O que é sustentabilidade?
O termo "sustentabilidade" nasceu de uma preocupação que começou a ser exposta nas conferências de mudanças climáticas. Ela trata de nada mais nada menos do que encontrar o perfeito equilíbrio entre a exploração dos recursos naturais e a conservação e também reparação destes.
Com isso em mente, você já conseguirá compreender a política dos 5 R's. Porém, caso queira se aprofundar no assunto, temos um artigo que só fala sobre isso para você bem aqui: O que é Sustentabilidade?
Recuse - Invista no verde
O foco do "recuse" é a renúncia a produtos, alimentos, hábitos que prejudicam nossa saúde e o meio ambiente. Alguns itens como plásticos descartáveis, lâmpadas, roupas e alimentos que utilizam de químicos para a sua produção precisam ser revistos quanto à sua real necessidade.
Se as necessidades são reais, invista em produtos de empresas transparentes, com responsabilidade ambiental e social. Pense nas seguintes perguntas:
1) Sei de onde vem esse produto? Quais as condições as quais foi produzido?
2) A produção dele gera algum resíduo?
3) Ele é prejudicial de alguma maneira ao ser descartado?
Repense - Sobre consumir de maneira consciente
O "repense" nos inclina à reflexão. Refletir sobre cada uma de nossas ações e suas consequências diretas e indiretas na natureza, de acordo com o que consumimos e descartamos.
Podemos analisar isso nos questionando com algumas perguntas:
1) O que eu estou consumindo é extremamente necessário? Eu vivo sem isso?
2) O modo o qual eu descarto o lixo é correto?
3) Eu já cometi ou cometo algum tipo de desperdício?
Reuse - Olhe de outro ângulo
Reutilizar é também um dos pontos que temos que tratar. Se você acha que reutilizar e reciclar são sinônimos, saiba que não é bem assim.
A reutilização consiste em dar novo uso a algo que já foi utilizado, sem transformá-lo drasticamente através de um reprocessamento. Vamos usar como exemplo as garrafas PET. Um exemplo de reutilização é o recorte da mesma para uso como porta-canetas.
Você prolonga o ciclo de vida do produto ao dar nova utilidade a ele. Claro que também é necessário descartá-lo depois de usá-lo, sejam quantas vezes forem, no local correto.
1) O que faço com roupas, móveis e eletrônicos velhos?
2) Não é possível reaproveitar algo que já tenho ao invés de consumir algo novo?
3) Consigo reaproveitar algo que iria para o aterro?
Recicle - Transforme e dê um novo uso
Reciclar é um dos pontos mais chamativos dentre todos os quais citamos. A reciclagem é importante no sentido o qual poupa recursos naturais, como água, energia e principalmente, matéria-prima.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) e com a Organizacão Internacional do Trabalho (OIT), existem mais de 15 milhões de pessoas trabalhando ativamente com a coleta, a triagem e a reciclagem de resíduos ao redor do mundo todo.
Já no Brasil, de acordo com um levantamento de dados feito pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), encontramos em nosso país mais de 800 mil catadores de lixo reciclável ao longo de nosso território.
Toda essa rede de trabalho de recicladores afeta também milhares de famílias. Isso só demonstra a importância do ato de reciclar e como ele impacta não somente ambiental, mas socialmente.
O processo da reciclagem, além de viável economicamente, reduz a poluição e a emissão de gases de efeito estufa. É sustentável e pode ser muito útil em estruturas de negócios regenerativos, ou seja, que propõe a volta dos materiais e produtos após seu uso para a cadeia, posteriormente os reciclando e transformando em novos produtos.
Essa é a chamada Logística Reversa. Quer saber mais como ela funciona? É só clicar aqui: O que é Logística Reversa?
Se questione:
1) Essa embalagem que eu comprei, é reciclável? Eu tenho a certeza de que será reciclada?
2) É melhor dispôr o que é reciclável apenas no lixo ou encaminhar à uma recicladora?
3) Existem empresas perto de mim que podem reciclar o que eu considero lixo ou irei descartar?
Reduza - Prefira o durável
O reduzir está ligado à análise que fazemos sobre o nosso consumo. A maioria dos itens que compramos não duram muito tempo, claro que também não são feitos para durar muito. Aqui nos voltamos ao durável, aquilo que podemos reutilizar ou que nos vá ser útil ao longo de um bom período de tempo.
Esse ponto nos chama a atenção para a diminuição do nosso consumo, está diretamente ligado ao repensar nossas ações com finalidade de reduzir nosso consumo desenfreado e evitar o desperdício. Responda essas perguntas:
1) Posso cortar algo da minha lista de compras?
2) Devo investir em um produto durável para substituir algo descartável?
3) Eu pagaria mais caro em algo que tenho a garantia de que irá durar?
Vantagens e Benefícios dos 5 R's
- Geração de trabalho e renda para milhares de pessoas através da reciclagem.
- Redução da poluição do solo, da água e do ar.
- Redução das emissões de gases de efeito estufa.
- Redução da exploração de recursos naturais e do consumo de energia.
- Aumento da vida útil e diminuição da extração de matérias-primas virgens.
- Diminuição dos custos de produção ao aproveitar matéria-prima.
- Economia de recursos.
Quer aplicar por aí? Seja nosso parceiro!
Agora que você compreendeu como funcionam os 5 R's e como começar a aplicá-los na sua rotina, já pode trabalhar conosco!
Nossa empresa conta com uma unidade de logística reversa de resíduos, a Global Recuperação de Resíduos, a qual recebe e transforma resíduos plásticos e de papelão em novos produtos, prontos para voltar ao mercado. Se você gostou da proposta da nossa recuperadora, te contamos mais sobre ela aqui:
Tudo sobre a nossa recuperadora!
Agora, se você gostou do trabalho que realizamos e gostaria de entender como fazer parte disso, clica aqui:
E se você, esse tempo todo, gostaria de conhecer embalagens recicladas e de qualidade, vem dar uma olhada nas nossas opções de reciclados!
Ou até o próximo artigo! ;)
Global Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X
Olá, deixe seu comentário para TUDO sobre Embalagens Recicladas