Muito se fala sobre sustentabilidade, mas fica a questão: você sabe de fato qual o significado dela? E por que ela é tão importante para as empresas? Por que é vantajosa?
De onde surgiu essa preocupação e a expressão "sustentabilidade"?
O termo "sustentabilidade" começou a eclodir quando as conferências mundiais deram as caras no cenário mundial. A Conferência de Estocolmo, em 1972, já estava atrelada à discussão ambiental. Mas o termo "sustentabilidade" surgiu em 1992, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) pôs o tema na agenda global. Foi a primeira vez que um programa com foco em proteção e renovação de recursos foi criado para os governos do mundo todo seguirem.
Foto da Conferência de Estocolmo em 1972.
O que é?
O conceito de sustentabilidade está relacionado à conservação ou à manutenção de um contexto a longo prazo. Busca o equilíbrio entre a disponibilidade de recursos naturais e a exploração destes pela sociedade. Faz referência ao estado do planeta e quais seriam seus limites de extração de matéria-prima para as indústrias e mercados consumidores.
Atualmente entendemos que os recursos naturais são finitos, portanto um dos objetivos da sustentabilidade é estruturar e aplicar sistemas regenerativos de produtos para promover uma regeneração dos ecossistemas naturais, uma economia sistêmica baseada no reaproveitamento e reciclagem.
Plataforma de extração de petróleo.
Ou seja, o nosso padrão de produção de bens de consumo não é sustentável. Sendo assim, pode-se dizer que o objetivo principal de seguir princípios sustentáveis é a promoção e garantia de vida das gerações futuras e do planeta.
Mas DE QUE FORMA podemos fazer isso? Se liga aqui!
O que significa ter um desenvolvimento sustentável? E a Economia Verde?
O desenvolvimento sustentável seria, nesse sentido, um desenvolvimento socioeconômico, político e cultural associado à preservação do meio ambiente e perpetuação da vida humana, animal e vegetal.
São fatores analisados dentro do desenvolvimento sustentável e que costumam ser observados por clientes:
1) Consumo de água.
2) Consumo de energia.
3) Tipos de insumo.
4) Condições trabalhistas.
5) Uso de mão de obra adequada.
6) Impactos sociais e ambientais dentro do raio de atuação da empresa.
Já a Economia Verde está atrelada a esse conceito, visto que é uma alternativa ao sistema econômico que nos encontramos. Nosso modo de produção e sua cultura de consumo incentiva desperdícios, torna recursos escassos e apresenta grande ameaça à saúde humana e à natureza.
Foto de aterro sanitário.
É uma proposta de economia com responsabilidade social e ambiental, focada em eficiência no uso de recursos naturais, políticas de preservação, consumo consciente e controlado, economia de baixo carbono, uso de energias renováveis, agricultura sustentável, entre outros pontos.
O tripé ecológico, social e econômico
Os três pilares da sustentabilidade são o âmbito social, ambiental e econômico.
Sustentabilidade ambiental: foca na preservação do meio ambiente conciliada ao uso racional dos recursos naturais, ou seja, o ponto de equílibrio da extração de matéria-prima finita para a produção do que precisamos e o que o planeta pode oferecer sem que chegue em um ponto irreversível.
Sustentabilidade social: foca no debate em meio social, entre a população e os governantes, para desenvolvimento social sustentável, isto é, visando o bem-estar de todos e das futuras gerações em associação ao meio ambiente.
Sustentabilidade econômica: foca no modelo econômico que explora os recursos naturais sem prejudicar o meio ambiente, de maneira regenerativa, suprindo as necessidades humanas.
Foto de um tipo de energia renovável, energia eólica.
E como ter um desenvolvimento sustentável na sua empresa?
Ele só pode ser alcançado através de um planejamento e uma gestão organizacional bem pensada pela empresa baseada em políticas ambientais e sociais responsáveis.
Ou seja, os focos devem ser os polos ambiental e humano. No foco ambiental, deve-se pensar em opções de reaproveitamento, reciclagem, fontes de energia renováveis como a energia solar, entre outros pontos. Já no foco humano, a cultura da empresa deve ser de inclusão, conscientização dos funcionários e promoção de um bom ambiente de trabalho, além de vários outros pontos.
Um ambiente de trabalho bom e saudável também é considerado um dos pontos dentro da sustentabilidade.
Claro que será preciso mudar hábitos, o que requer um esforço relativo, mas é totalmente possível!
Com todo esse planejamento voltado ao sustentável, você reduz custos com matéria-prima e desperdícios, diminui o uso de recursos naturais e de quebra ainda ganha uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.
Algumas ações que podemos mudar e manter o cuidado são:
1) Fazer uso consciente de energia elétrica e de água.
2) Priorizar o uso de sistemas de tratamento e reaproveitamento da água.
3) Reutilizar materiais de produtos e itens que seriam descartados e reciclar restos de matéria-prima, além de usar restos de alimentos em compostagem.
4) Promover a economia local, incentivando empresas da sua região.
5) Evitar o consumo de descartáveis e compras por impulso.
6) Dar preferência ao uso de embalagens recicladas ou reutilizáveis.
7) Recolher água da chuva para limpeza de espaços.
8) Adotar meios de transportes alternativos, como a bicicleta.
9) Optar pelo uso de biocombustíveis.
Uma das opções a se pensar na adoção é a instalação de pontos de coleta recicláveis e de separação de materiais.
Quais os benefícios?
Ao adotar uma postura sustentável e responsável, sua empresa consegue atingir:
1) Branding Positivo e Fortalecimento de Imagem
2) Engajamento dos Colaboradores
3) Redução de Custos e Melhor Aproveitamentos de Recursos
4) Atração de Novos Parceiros e Conquista de Novos Consumidores
5) Promoção do Bem Estar dos Funcionários
Além de oferecer oportunidades de parcerias, a postura sustentável abre todo um nicho novo de consumidores interessados no seu negócio.
Logística Reversa, Economia Circular e ESG
Todas essas expressões que parecem complicadas na verdade são interligadas entre si e ligadas diretamente à sustentabilidade. A Economia Circular é um sistema econômico que implica em modos de produção sustentáveis, a Logística Reversa é um dos modos de produção que podem ser implementados dentro dessa lógica circular de produtos e a ESG são pilares de avaliação e análise empresariais de sustentabilidade.
A Logística Reversa é nada mais nada menos que um conjunto de ações realizadas com resíduos e rejeitos das empresas destinadas ao reaproveitamento, reciclagem ou destinação final correta para estes. O principal objetivo é pensar e implantar um planejamento de produto desde a criação pensando em seu descarte final, evitando misturas de matéria-prima que inviabilizem a reciclagem, buscando sempre o melhor tipo de reaproveitamento. Aprofundaremos em outro artigo! ;)
Dinâmica da Logística Reversa explicado.
Já a ESG é traduzida para "Ambiental, Social e Governança" ou "ASG". Se refere às boas práticas de uma empresa, seja para evidenciar sua preocupação e sua atuação com o meio ambiente ou para reforçar seus valores de gestão de negócios.
O pilar Ambiental diz respeito a como a empresa trata seus resíduos e rejeitos, quais são suas fontes de energia, se cumpre com políticas ambientais, entre outras. Já o pilar Social está relacionada à avaliação da empresa, se a empresa é tida como boa ou ótima de se trabalhar, se possui um ambiente diverso e de inclusão, entre outros pontos. Por último e não menos importante, o pilar Governança diz respeito a como a equipe diretora da empresa trabalha para evitar riscos como fraudes e esquemas de corrupção. Ou seja, fazer as coisas de maneira correta, do modo certo, sem apoiar subornos ou fraudes, nem cometê-los.
A Economia Circular trata de todos esses pilares citados, é uma economia verde. Se existe um modo de ser sustentável como um todo, é por meio da economia circular. Temos um artigo completo falando somente sobre ela aqui.
Planos de ação e análises do andamento do planejamento são fundamentais.
A Jornada da Global
Nossa empresa acredita em sustentabilidade e está sempre buscando melhorias mem relação à separação de resíduos e rejeitos, melhor direcionamento de recursos, economia de energia e água, além de investir em móveis de matéria-prima reutilizada e sustentável.
Além disso, também está operando a nossa mais nova unidade de reciclagem e destinação de resíduos, a Global Recuperação de Resíduos. Trabalhamos a logística reversa de resíduos plásticos e de papelão, proporcionando uma reinserção na cadeia produtiva desse material que seria descartado e é totalmente aproveitável. Te contamos mais nesse artigo aqui.
Viu como é bom trabalhar com a gente? Embalagens de qualidade e um fornecedor responsável ambientalmente e socialmente.
Quer saber mais? Entra em contato conosco! Ficaremos felizes em te receber e trocarmos conhecimento!
Até o próximo artigo! ;)
Global Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X
Olá, deixe seu comentário para TUDO sobre Embalagens Recicladas