O que é Logística Reversa?

Conheça uma das ferramentas da sustentabilidade empresarial que está transformando a visão dos empresários e potencializando a operação das empresas!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

 

Em 2022, uma coisa que todos nós entendemos é a importância de preservar e manter a saúde do planeta.

De acordo com reportagem do jornal Metrópoles: " De todo o lixo gerado no Brasil, cerca de 40% poderiam ser reaproveitados de acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe)."

Isso significa que todo dia jogamos no lixo o que poderia ser matéria-prima para algum negócio e que pode inclusive ser um baita poluente. Por exemplo, temos as latas de alumínio que são amplamente recicladas no Brasil. Mas, se não recicladas, demoram de 100 a 500 anos para se decompôr naturalmente.

Para casos como esse que a Logística Reversa se apresenta! Ela resolve esse problema e de quebra, ainda é vantajosa para a sua empresa!

Nesse artigo, você vai entender:

- O que é Logística Reversa?

- Quais são as Etapas da Logística Reversa?

- Quais os Tipos?

- Grandes Empresas já Aderiram?

- E como nós podemos te GUIAR nesse caminho!

O que é Logística Reversa?

A logística reversa nada mais é do que um conjunto de procedimentos e meios para recolher e dar encaminhamento a um determinado material para reaproveitamento ou destinação correta

Esse conceito ganhou força com a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei 12.305 de Agosto de 2010. Um dos pontos mais importantes a serem ressaltados em relação à ela é que faz parte de um acordo setorial que diz que fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes possuem responsabilidade compartilhada sob o produto que por eles passa. Se você quer entender um pouco mais sobre essa lei e como ela interfere especificamente na sua empresa, acesse: Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Ou seja, as empresas são responsáveis pelos resíduos e rejeitos dos produtos os quais passam por eles. É nesse ponto que entra a logística reversa. Dependendo do setor que sua empresa atua, a logística reversa é obrigatória! Os fabricantes, comerciantes, distribuidores e importadores que devem seguir essa lógica são dos setores dos:

- Agrotóxicos;

- Pilhas e baterias;

- Pneus;

- Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;

- Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;

- Produtos eletroeletrônicos e seus componentes.

Se você trabalha em algum desses segmentos, deve possuir uma estratégia de recolhimento desses produtos, inclusive disponibilizar pontos de coleta para os mesmos.

Quais são as Etapas da Logística Reversa?

Para entender bem como aplicar a logística reversa, vamos te explicar as três etapas básicas dessa lógica:

1) O consumidor devolve o produto ou sua embalagem ao comerciante ou distribuidor.

2) O comerciante ou distribuidor devolve esse produto ou embalagem ao próprio fabricante ou importador.

3) Por último, o fabricante ou importador faz a destinação adequada do produto, seja reuso, reciclagem, compostagem ou cooprocessamento. Se você não sabe o que é cooprocessamento, temos o artigo perfeito para você: Quais são os tipos de reciclagem?

Essas três etapas se aplicam aos dois formatos conhecidos de logística reversa, tanto no pré-consumo quando no pós-consumo. Te explicamos mais sobre a diferença entre eles aqui embaixo. ;)

E seus Tipos?

Atualmente, existem dois tipos de logística reversa: a logística pré-consumo e a pós-consumo. Para que você compreenda qual delas se adequa melhor à sua realidade, confere aqui com a gente:

Logística Reversa Pré-Consumo

Nesse tipo de logística, o produto retorna à cadeia de distribuição por extravios, defeitos, erros de pedido ou pouco uso, ou seja, antes de ser consumido. 

Nesse caso, é necessário que a empresa planeje o recebimento e o encaminhamento dos itens, controlando o fluxo físico e as informações sobre o produto dentro de sua cadeia. Pode-se pensar em melhorá-lo ou consertá-lo para que volte a ser comercializado e não perca seu valor de mercado.

Dentre as razões de devolução de mercadorias pré-consumo se encaixam:

- Defeito de fábrica.

- Avarias no produto ou em sua embalagem.

- Avarias provocadas pelo trabsporte inadequado.

- Produtos que necessitam de consertos.

- Produto emitido de maneira errônea.

- Mercadorias em consignação.

- Vencimento do prazo de validade do produto.

Logística Reversa Pós-Consumo

Já na logística reversa pós-consumo, o produto é adquirido, usado e descartado após seu consumo, seja por sua vida útil ter chegado ao fim ou sua validade.

Do mesmo modo, a empresa deve receber o produto e dar encaminhamento, que também varia de acordo com os materiais que compõe o produto. Pode ser reutilizado, reciclado, compostado ou mesmo destinado ao cooprocessamento. Observe: essa última opção é considerada apenas se a reinserção do material no mercado for inviável.

Nessa categoria, considera-se o retorno do produto:

- Se existem condições para reuso dos componentes em outros produtos.

- Se ao fim da vida útil há possibilidade de remanufatura ou reaproveitamento.

- Se há risco de contaminação ambiental, o produto deve ser encaminhado à destinação correta.

 

Existem empresas que já adotaram?

Claro que esse assunto vem sendo estudado e discutido fazem alguns anos, mas isso não impediu que várias empresas das mais diversas áreas procurassem adotar ações de logística reversa. Confere alguns cases de sucesso aqui com a gente:

Como primeiro caso de adoção, temos a Bridgestone, que destina fragmentos de pneus usados para diversos fins, incluindo a substituição do próprio cascalho em obras.

Já a Natura possui um programa de monitoramento de embalagens, o qual recolhe as embalagens usadas para dar destinação correta e não parar em aterros e lixões.

A própria Vivo realiza o recebimento de modelos de celulares antigos ou usados e, de acordo com avaliação do seu time, fornece um desconto na compra de um novo aparelho telefônico.

E por fim, temos o BotiRecicla, um programa do Boticário que recolhe frascos de perfume e outras embalagens e os transforma em decoração que vai para as lojas. Isso é Logística Reversa e Economia Circular, também. Não sabe o que é Economia Circular? Te explicamos aqui: Quem é a Economia Circular e porque adotar!

 

Quer Implantar? A Global está com você!

Caso você não saiba, a Global possui uma filial voltada à Logística Reversa de materiais! A Global Recuperação de Resíduos nasceu da nossa preocupação com o meio ambiente, já que como distribuidora contribuímos com embalagens todos os meses pondo-as no mercado. Sempre nos perguntamos: "Depois que passam aqui, para onde esses materiais vão? Onde acabam depois de usados?". E foi assim que decidimos agir e realizar a logística reversa justamente desses materiais que passam por nós. Quer saber mais sobre a nossa filial? o artigo abaixo!

A RECUPERADORA :)

Agora, se você gostou da ideia e gostaria de implantar na sua empresa, entra em contato que te ajudamos!

FALA COM A GENTE!

 

Se você já se interessa por consumir embalagens com responsabilidade social e ambiental, confere as nossas embalagens recicladas!

NOSSOS PRODUTOS!

Ou até o próximo artigo! ;)

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para TUDO sobre Embalagens Recicladas

Enviando Comentário Fechar :/