Se você está acostumado a usar embalagens de plástico virgem por aí, PARE agora! Você poderia estar gastando MENOS e ainda sim, garantindo QUALIDADE para os seus produtos. Quer saber como? Segue a leitura!
O que você, que consome plásticos na sua empresa, pode fazer para diminuir os custos das suas compras?
Se você se questiona isso com certa frequência, temos uma alternativa sustentável, barata e de qualidade para você: as embalagens recicladas!
- O que é uma embalagem reciclada?
- Ela não tem cheiro ruim?
- Não tem aspecto de suja?
- Não perde a qualidade depois de reciclada?
- Posso usar sem medo no meu setor?
- Por que optar pelas embalagens recicladas?
- Qual a diferença de valor entre as embalagens recicladas e virgens?
- Como identificar uma embalagem reciclada?
- Onde encontro embalagens recicladas?
Vem que te explicamos!
O que é uma embalagem reciclada?
Uma embalagem reciclada nada mais é do que uma embalagem feita de um material reprocessado, reaproveitado e aplicado em outro produto.
Pode ser feita de papel, plástico, metal, alumínio, vidro, entre outros diversos materiais.
O ponto principal é: a matéria-prima é reprocessada e aplicada em um novo produto.
Ela não tem cheiro ruim?
Pois então, não necessariamente. Isso vai depender muito da antiga aplicação do material e de como ele foi tratado antes, durante e depois do reprocessamento.
Por exemplo, se era um produto plástico com aplicação no ramo alimentício, tinha contato direto com alimentos e não foi bem limpo antes de ser processado, é muito provável que tenha algum cheiro.
Existem diversas variáveis que irão influenciar nesse fator. O que se deve ter é um cuidado com o material para que esse tipo de coisa não aconteça.
O único odor que é considerado um pouco normal entre os reciclados é um leve cheiro de queimado.
Pode ser que, durante o reprocessamento, algum resíduo pequeno tenha degradado durante o aquecimento do plástico, o que resultou nesse cheiro.
O fato é: os reciclados com odor são exceção e, quando ocorrem, tem um leve cheiro de queimado.
Novamente, é a exceção, além de não prejudicar em nada a qualidade do filme.
Não tem aspecto de suja?
Não. As embalagens recicladas podem ter colorações variadas, tudo depende do que lhe foi adicionado durante o processamento e da sua finalidade.
O que realmente é difícil de se encontrar nas embalagens recicladas é a transparência total dos filmes e sacos, principalmente.
Normalmente são de uma cor marrom clara, um tom canela.
Isso se dá devido ao reprocessamento do material e principalmente pela seguinte questão:
Várias embalagens plásticas de PET, por exemplo, podem ser derretidas para virarem um filme plástico. Mas se forem de cores diferentes, vão acabar se misturando no processo e formando uma outra cor.
Além disso, mesmo se todas fossem transparentes, ainda haveria uma diferença no tom de cor. Afinal, existem tons transparentes mais amarelados, azulados...
Tudo vai depender da sua necessidade. Se na sua empresa a cor do filme não tem tanta relevância ou mesmo não vai chegar ao consumidor final, está liberado para usar.
Não perde a qualidade depois de reciclada?
Os reciclados plásticos mantém as boas propriedades, principalmente nos primeiros ciclos de reciclagem.
O que acontece é que: quanto mais vezes for reciclado, mais provável que a perda de propriedades ocorra.
O reprocessamento em si já é uma das causas disso, já que trata de aquecer o plástico e isso aos poucos vai degradando-o.
Também se tem o problema de que a qualidade não tem um padrão de definição entre os reciclados (no Brasil) e como citamos antes, plásticos de diversas aplicações se misturam no processo.
O diferencial das nossas embalagens recicladas é esse: prezamos pela qualidade. E como garantimos isso?
Todas as nossas embalagens recicladas são provenientes da indústria, limpas e sem contato com materiais que lhe conferem odor ou cor muito alterada.
Trabalhar conosco é sinônimo de garantia de qualidade. ;)
Posso usar sem medo no meu setor?
Depende. Existem algumas restrições quanto ao uso de reciclados plásticos em determinados setores.
Vamos tomar como exemplo o ramo alimentício. De acordo com as leis vigentes, embalagens de plástico reciclado não podem entrar em contato com os alimentos. Você sabia disso?
Se o seu ramo for o alimentício, já não é possível utilizar em direto contato com os alimentos. Contudo, se for utilizado como embalagem secundária, para transporte de cargas e produtos, já fica tudo certo.
Fora essa restrição, diversos ramos já adotaram as embalagens recicladas, como a construção civil, o metalúrgico, o automobilístico, o moveleiro, entre outros.
Por que optar pelas embalagens recicladas?
Se até agora não te convencemos das vantagens que a implantação de embalagens recicladas pode lhe trazer, vamos listar com clareza:
1) A potencialização do tempo de vida da matéria-prima
Ao reciclar o plástico, você está prolongando o tempo de utilização daquela matéria-prima, visto que não está a descartando no lixo comum, ou seja, ele não chega ao aterro.
Você estende o tempo de vida da matéria-prima, aproveitando o máximo das propriedades do mesmo.
2) A maximização do valor extraído das matérias-primas
Quando jogamos um produto plástico no lixo, estamos reduzindo o valor da matéria-prima dele à zero, pois como lixo perde todo o seu valor de mercado.
Reciclando esse material, preservamos esse valor e podemos ainda elevá-lo se adicionarmos algumas propriedades através de misturas com outros plásticos.
3) A diminuição da retirada de matéria-prima virgem fóssil
Investindo na reciclagem e pressupondo um cenário ideal, o reaproveitamento contínuo da matéria-prima de produtos já consumidos ocasionaria na redução da extração de matéria-prima virgem.
Ambientalmente falando, é um ótimo motivador para todos.
4) A maior eficiência energética na fabricação
Processar um polímero pela primeira vez requer maior uso de energia e recursos do que o próprio reaproveitamento do material já utilizado.
O processo com a matéria-prima virgem vai desde a extração até a industrialização e fabricação do produto.
A reciclagem, por outro lado, inclui desde a logística do material até o reprocessamento e reinserção no mercado como novo material.
São processos menos complexos e com menos etapas.
5) A redução de custo em comparação à opção virgem
Normalmente, é notável a redução de custos em comparação às opções em embalagens virgens.
Isso se deve ao fato de que o próprio mercado baixa um pouco o valor do material reciclado, cerca de 20% à 35% inferior com relação ao material virgem.
6) O alcance de perfil de consumidor sustentável
Um dos pontos que são consequentes do trabalho de posicionamento da sua marca é o alcance dos consumidores sustentáveis.
Você pode aproveitar a adoção das embalagens recicladas principalmente na divulgação da sua empresa, para atrair esse tipo de consumidor.
Mas não se esqueça: preze pela verdade!
Qual a diferença de valor entre as embalagens recicladas e virgens?
A principal diferença entre as embalagens plásticas virgens e as embalagens plásticas recicladas é o preço.
As embalagens recicladas, antes da pandemia, costumavam ser mais acessíveis que as embalagens virgens.
Esse cenário flutuou um pouco, mas ainda é mais vantajoso adquirir uma embalagem reciclada. A qualidade do material é a mesma ou até superior, dependendo da composição do plástico.
Como identificar uma embalagem reciclada?
É possível identificar um plástico a partir do seu fornecedor e da ficha técnica do produto.
O seu fornecedor pode lhe informar a origem do produto ou melhor, lhe fornecer a ficha técnica do produto para que assim você alinhe os pontos e dúvidas com o mesmo.
Como citamos, os reciclados não tem uma legislação padrão para qualidade ou controle de processos.
Contudo você pode checar com ele todo o processo de obtenção da embalagem para se sentir mais seguro em sua escolha.
Onde encontro embalagens recicladas?
Tirou a sorte grande! Aqui conosco você encontra diversas opções de embalagens plásticas e de papel recicladas, isso não é ótimo?
Trabalhamos com embalagens como papelão ondulado reciclado, papel semi-kraft, filme tubular reciclado, plástico bolha reciclado, sacos reciclados, entre muitos outros. Ficou curioso?
Se você já tem em mente o que utiliza ou não e tem dúvida se trabalhamos com esse material reciclado, fale com um de nossos especialistas!
Ou até o próximo artigo!
Global Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X
Olá, deixe seu comentário para O biodegradável vai salvar o mundo?