As embalagens servem para muito mais do que apenas proteger um produto. Vamos te explicar o que é um processo de embalagens e como a implantação pode gerar ótimos resultados por aí!
Quando pensamos em embalagens, uma palavra nos vem à cabeça: futilidade.
Hoje, vamos quebrar esse estigma e te mostrar o porquê as embalagens são tão importantes quanto o seu produto e como você pode aumentar as suas vendas com a ajuda delas!
Alguns dos tópicos os quais vamos tratar:
- O que é uma embalagem?
- Por que investir em um processo de embalagem?
- Quais as vantagens?
- Quais os tipos de embalagens que posso usar?
- Como descobrir a embalagem que mais se adequa ao meu negócio?
- Como adotar?
Vamos lá?
Embalagens de papel e papelão utilizadas no ramo alimentício.
O que é uma embalagem?
O conceito de embalagem está diretamente ligado ao que se acredita ser a sua principal função.
Embalagem é um recipiente que envolve e armazena produtos durante certo tempo, garantindo a integridade do produto.
A chegada das embalagens ao mercado possibilitou a armazenagem e a distribuição de alimentos, medicamentos, brinquedos, entre outros produtos, sem muitos problemas.
A produção das embalagens foi aumentando com o tempo a medida que elas tomavam destaque e isso também aumentou o nosso poder de escolha e personalização das mesmas.
Ela se tornou estratégica por atrair o consumidor por diversos motivos, como o aspecto visual, o uso ou a possibilidade de reaproveitamento e a praticidade em usá-la.
Embalagens biodegradáveis criadas para uma companhia aérea.
Por que investir em um processo de embalagem?
Recentemente, foi divulgado um estudo da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) o qual indicou que: 75% das empresas que já investiram no design das embalagens da sua marca acabaram por aumentar suas vendas.
Adicional a esse dado vem o fato de que 41% dessas empresas entrevistadas afirmaram também ter atingido uma boa taxa de redução de custos com o processo.
A mesma pesquisa mostrou que os brasileiros preferem embalagens mais atraentes e práticas quando estão comprando algo. Isso só reforça que você precisa investir nisso!
São dados que reafirmam que a adoção de embalagens é boa para o seu negócio em diversos aspectos. Agora, quais as vantagens de adotar? Te explicamos!
Esteira de montagem e empacotamento de produtos.
Quais as vantagens?
Pensamos em algumas vantagens que a adoção de um processo de embalagens pode lhe trazer. São elas:
- Proteção da integridade dos produtos.
- Atração de consumidores.
- Fortalecimento da marca.
- Aumento de competitividade em relação à concorrência.
- Valor agregado ao produto.
- Produção personalizada.
- Redução de custos.
Todos esses pontos são bons benefícios para a sua empresa, não acha?
Embalagem de papel em formato cartão, simples e atrativa.
Quais os tipos de embalagens que posso usar?
De acordo com a aplicação final da embalagem, podemos classificá-las como:
- Primárias: Essas são as embalagens que sempre estão em contato direto com os produtos, a primeira camada. Podemos usar como exemplo uma garrafa de água ou um saco de arroz.
- Secundárias: As embalagens secundárias são as embalagens que envolvem as primárias, que vem em sequência. Um filme plástico que embala um fardo de refrigerante.
- Terciárias: Essas embalagens são as que envolvem as duas primeiras camadas, com fim de facilitar a estocagem do produto. Um exemplo é uma sacola com diversos produtos juntos.
- Quaternárias: E por último, as embalagens quaternárias são aquelas usadas principalmente no transporte e na logística dos produtos. Um exemplo é o palete de madeira, usado na compactação de cargas.
A partir dessa classificação que você vai conseguir distingui-las e pensar no que pode usar por aí.
Produtos embalados em diversas camadas, desde o produto até a paletização.
Como descobrir a embalagem que mais se adequa ao meu negócio?
Com a classificação que te demos, você consegue ter uma ideia do tipo de embalagens que passam por você, não?
Elas irão facilitar o seu processo e de quebra, te ajudar a conquistar clientes e fidelizá-los.
Você pode optar apenas pela embalagem primária por conta do seu orçamento e tudo bem. O importante é começar a investir nisso!
Ao escolher uma embalagem para o seu negócio, considere os pontos de:
- Produção: a funcionalidade de proteção do seu produto e garantia da integridade do mesmo.
- Lei: se assegure que a embalagem está de acordo com a legislação vigente voltada ao tema.
- Visual: analise o formato, cor, opacidade da embalagem.
- Sustentabilidade: observe os impactos ambientais e sociais da embalagem, desde a sua matéria-prima até o seu descarte.
- Comunicação: perceba e utilize estratégias para posicionar bem a sua embalagem no mercado, ou seja, use de marketing.
- Custo: invista em embalagens acessíveis e principalemente de qualidade. Afinal queremos evitar problemas no seu processo, certo?
Como adotar?
É interessante que você busque empresas parceiras para personalizarem as suas embalagens e assim, gerar melhores resultados.
Agora, se a pergunta que você está se fazendo é "onde achá-las?", é simples: Vem trabalhar com a gente!
Temos uma vasta linha de embalagens à pronta entrega para lhe atender e te auxiliar a melhorar seus processos!
Trabalhamos com plástico bolha, papelão ondulado, fitas adesivas, isomanta, papel kraft e semikraft, fitas de arquear, entre muitas outras embalagens.
Fale diretamente com um de nossos vendedores! Queremos negociar com você! ;)
Ou até o próximo artigo!
Global Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X
Olá, deixe seu comentário para Qual o tempo de vida útil de um aterro?