Muito se fala sobre sustentabilidade no meio empresarial e uma figura que vem sendo cada vez mais citada é a famosa ESG. Afinal, o que é ESG e por que ela se tornou o foco de muitas empresas?
Em um mundo hiperconectado onde recebemos informações quase que instataneamente, um assunto sempre se faz presente em nosso dia a dia: a SUSTENTABILIDADE.
As mudanças climáticas, o desmatamento, a crise hídrica, tudo é muito atual e é discutido constantemente em todas as esferas da sociedade.
Isso nos chama a atenção para as possíveis causas e influenciadores desses eventos, o que nos leva a questionar: as empresas tem algum impacto em tudo isso? Podem ser agentes ativos na busca por um mundo sustentável para todos?
Nesse cenário, a sustentabilidade empresarial é muito importante pois visa a harmonia entre o meio ambiente e a indústria como um todo. Caso você queira entender mais sobre como a sustentabilidade empresarial está ligada a esse cenário, preparamos um artigo especialmente para você! É só clicar aqui: O que é uma Empresa Sustentável?
Um dos pontos mais analisados dentro da sustentabilidade empresarial entre investidores e organizações internacionais é a ESG. Não sabe do que se trata? Fica tranquilo que explicamos para você!
O que é ESG?
A ESG é uma sigla que significa "Environmental, Social and Governance" e pode ser traduzida para "Ambiental, Social e Governança". Trata de pilares usados para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa.
Ou seja, ele nada mais é do que um conjunto de critérios que podem demonstrar o quanto uma empresa busca e investe em minimizar seus impactos no meio ambiente, estimular o crescimento social em um bom ambiente de trabalho e administrar o seu negócio da melhor maneira, justa e transparente.
No caso de investidores, é um assunto recorrente para decidir se uma empresa é a melhor opção para investir capital (ou não).
Pilares
Como diz a própria sigla, são três os seus pilares que demonstram o comprometimento sustentável de uma empresa:
Ambiental
O fator Ambiental se refere à interação da empresa com o meio ambiente em que está envolvida. Diz respeito a como ela busca conservar o meio ambiente, ser eficiente energeticamente, gerir seu consumo de água e outros recursos naturais, se faz a destinação correta de seus resíduos, controla a sua emissão de gases e carbono, se contribui de alguma maneira para que o desmatamento aconteça, entre outros pontos.
Social
Já o fator Social se refere ao capital humano relacionado à empresa, desde funcionários até a comunidade a qual está inserida. Diz respeito ao tratamento aos funcionários, se é classificada como um bom lugar para trabalhar (o famoso selo "Great Place to Work"), se possui canal de atendimento aos clientes, se investe em políticas de diversidade no ambiente de trabalho, se respeita as leis trabalhistas e os direitos humanos, entre outros. Inclusive, é nesse ponto que se encaixam as ações sociais que a empresa realiza.
Governança
Por último e não menos importante, o fator Governança ressalta a importância de uma boa administração empresarial. Está relacionada a existência de um canal de denúncias da empresa, se possui uma política e estrutura anticorrupção, como está composta a mesa diretora da empresa, à remuneração dos executivos, a transparência de dados do negócio, entre outros. Diz respeito a fazer a coisa certa, do jeito certo.
Todos esses pilares são igualmente importantes para que a sua empresa se posicione bem nesse ranking da sustentabilidade.
Por que investir?
Investir em sustentabilidade é também buscar novas maneiras de ser mais eficiente em todos os setores da empresa. Ou seja, como consequência é sempre possível através de análises, melhorar os processos.
É evidente que para que isso ocorra dentro do seu negócio, uma cultura deve ser discutida e implantada para que essa conscientização tenha um impacto considerável em todos os componentes da empresa. Toda essa movimentação resulta em impactos diretos e muito vantojosos para a empresa, citamos alguns deles aqui.
Redução de Custos
Ao atender os critérios ESG, a sua empresa se compromete com a sustentabilidade e utiliza conscientemente recursos naturais, cumpre com as legislações ambientais vigentes, reorganiza toda a empresa. Isso a médio e longo prazo resulta consequentemente em uma redução de custos considerável, além de evitar processos.
Maior Controle de Processos e Produtividade
Ela também vai te ajudar a organizar melhor os processos da empresa, aumentando seu controle e monitoramento sobre eles. Assim, você garante um ótimo padrão de gestão para a empresa e um bom compliance para a empresa.
Atração de um Novo Mercado
Você atrairá investidores voltados à ESF e formará parcerias estratégicas muito interessantes para o seu negócio. Além disso, também atrairá um novo mercado consumidor, ou seja, clientes com valores sustentáveis. Tudo isso é lucro para o seu negócio.
Melhoria na Imagem da Empresa
A importância do posicionamento nunca esteve tão clara para todos nós. Isso também impacta a imagem da sua marca. Empresas comprometidas com a conservação do meio ambiente e preocupadas com o bem estar do seu meio social possuem uma marca consolidada e esse posicionamento certamente impacta nisso. Os consumidores passam a enxergar a sua marca de outra maneira.
Vantagem Competitiva
Apesar da ESG ser um assunto atual e amplamente discutido, poucas empresas a adotam de fato. Implantando políticas baseadas nela, você assegura uma vantagem competitiva para a sua empresa. Afinal, será que seus concorrentes estão pensando nisso? Claro que deveriam, mas se não estiverem, é desvantagem para eles e lucro para você!
Maior Retenção de Funcionários
Se você fornecer um ambiente de trabalho saudável, a rotatividade da empresa irá diminuir, aumentando o índice de retenção dos funcionários. Sabemos que quanto maior a rotatividade de uma empresa, maior a probabilidade de o ambiente de trabalho ser tóxico ou ruim de se trabalhar. Ao tratar bem seus funcionários, você os fideliza e garante o crescimento da empresa.
Fundos de Investimento
Os fundos ESG são fundos de investimento voltados às empresas que possuem políticas ESG implantadas. Alguns dos fundos que mais obtiveram rendimento em 2021 são:
1) FPI INVESTIMENTO NO EXTERIOR FI MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO
Um dos fundos que mais renderam foi o fundo multimercado FPI INVESTIMENTO NO EXTERIOR. Ele possui como fundo master o Brazil Clean Energy, que teve uma rentabilidade 22,5% de janeiro à junho de 2021, acabando por ocupar o primeiro lugar como fundo ESG com melhor performance no primeiro semestre do ano passado.
2) SANTANDER GO GLOBAL EQUITY ESG REAIS INVESTIMENTO NO EXTERIOR FI MULTIMERCADO
Já em segundo lugar se encontra o fundo gerido pelo Santander Brasil Asset Management, o SANTANDER GO GLOBAL EQUITY ESG REAIS INVESTIMENTO NO EXTERIOR FI MULTIMERCADO, que obteve uma rentabilidade de 17,1% no primeiro semestre de 2021 também.
3) MANAGER JSS SUSTAINABLE EQUITY GLOBAL THEMATIC INVESTIMENTO NO EXTERIOR FI MULTIMERCADO
Em terceiro lugar, temos o fundo MANAGER JSS SUSTAINABLE EQUITY GLOBAL THEMATIC INVESTIMENTO NO EXTERIOR, o qual é controlado pelo Safra Asset Management, que apresentou uma rentabilidade de 14,3% de janeiro a junho também do ano passado.
4) TREND LIDERANÇAS FEMININAS FI MULTIMERCADO
Em quarto lugar, temos o fundo multimercado TREND LIDERANÇAS FEMININAS FI, que é gerido pela XP Asset Management e que rendeu um retorno de 13% no primeiro semestre de 2021.
5) FRAM CAPITAL HANSSEN ESG FI AÇÕES
E por último, temos em quinto lugar o FRAM CAPITAL HANSSEN ESG FI AÇÕES, o qual rendeu 11,2% entre janeiro e junto de 2021, também ficando no ranking do primeiro semestre.
Greenwashing
Algo que se deve ter muito cuidado é a questão do Greenwashing. Certamente, você já identificou algum caso e talvez não soubesse como chamar. O Greenwashing é o termo usado para revelar quando uma empresa ou instituição usa de discursos, propagandas e anúncios enganosos, onde dizem possuir e atuar de maneira correta ambientalmente, porém na realidade não realizam nada parecido.
É utilizado com único fim a venda e a geração de lucros para a empresa. As empresas que fazem greenwashing geralmente usam uma publicidade verde que nada mais é do que uma propaganda enganosa.
Você, como empresa e como consumidor, deve ficar atento a isso para não cair no conto (verde) do vigário.
A Global te ajuda!
Nós da Global acreditamos em um futuro para todos: verde e sustentável. Investimos na separação dos resíduos de nossa empresa, procuramos ambientar bem nossos funcionários e estamos sempre melhorando nosso ambiente de trabalho.
E para consolidar a nossa preocupação genuína com o meio ambiente, fundamos a Global Recuperação de Resíduos, nossa filial que opera no reprocessamento de resíduos e na reinserção deles no mercado como novos produtos. Quer saber mais sobre ela, te explicamos aqui embaixo:
Ou seja, implantamos um sistema de Economia Circular onde focamos na Logística Reversa desses materiais. Não sabe o que são esses termos? Não se preocupa! Explicamos mais sobre eles em um outro artigo nosso feito especialmente para você!
Além disso, a nossa unidade matriz trabalha com a distribuição das mais diversas embalagens de origem reciclada, como filme termoencolhível, tubular, plástico bolha, papelão ondulado, entre outros. Se interessou por alguma dessas opções? Faça uma cotação conosco!
Tem dúvidas sobre como iniciar nessa jornada sustentável? Entra em contato com a gente! Estamos abertos a te auxiliar nessa busca!
Ou até o próximo artigo! ;)
Global Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X
Olá, deixe seu comentário para TUDO sobre Embalagens Recicladas