O que é uma Empresa Sustentável?

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Nos últimos anos, muito se fala sobre a sustentabilidade e a importância de pensar e implantar ações sustentáveis em toda a cadeia produtiva do mercado.

A Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, na última conferência global mundial sobre o meio ambiente, criou e destacou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Trata-se nada mais nada menos de desafios enfrentados pela população global a qual temos fim de atingir para garantir a vida humana, animal e vegetal, das gerações futuras, erradicar a pobreza, visar o crescimento econômico contínuo das nações e combater as mudanças climáticas.

Podemos destacar alguns deles como:

Objetivo 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável.

Objetivo 6: Água Potável e Saneamento.

Objetivo 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico.

Objetivo 10: Redução das Desigualdades.

Objetivo 12: Consumo e Produção Sustentáveis.

Objetivo 13: Ação Contra a Mudança Global do Clima.

Para que essas ações se tornem realidade, é necessária uma análise de tudo o que está em andamento atualmente. É algo muito maior do que as ações individuais, é preciso que todas as empresas, instituições e órgãos observem seus impactos ambientais, sociais e econômicos no mundo. Desse ponto nasceu a sustentabilidade empresarial, com foco em analisar tudo referente às empresas e suas interações com o meio ambiente, os humanos e o mercado.

Para entendermos melhor o que é a sustentabilidade empresarial e como funciona precisamos primeiramente entender o conceito "mãe" que originou a expressão em questão: a SUSTENTABILIDADE. Confere abaixo!

O que é Sustentabilidade?

A sustentabilidade pode ser abordada de várias maneiras, mas uma de suas definições mais adequadas seria: a capacidade de sustentação de um sistema. O termo vem do latim "sustentare" que é sinônimo de sustentar, suprir, conservar. É todo processo ou conjunto de ações que busca preservar o meio ambiente e a vida animal, humana e vegetal, inclusive as gerações futuras.

Ao falarmos sobre ela, precisamos entender que está muito além do plantio de árvores, ato qual popularmente é associado a essa figura. É rever atos rotineiros, rever o seu consumo de água, luz e principalmente bens materiais. Pode-se observar também seu descarte de orgânicos e recicláveis, seu modo de transporte, seu consumo de carne e alimentos, entre vários outros pontos.

É de suma importância que você entenda seus impactos em macro e micro escala, desde seu bairro até seu país. A responsabilidade por um futuro é de todos. Portanto, devemos agir em todos os âmbitos, de todos os cantos possíveis e das mais variadas formas, visando nosso futuro comum.

Fundamentos da Sustentabilidade

A sustentabilidade é baseada em um tripé de ação: o ponto ambiental, o social e o econômico. Vamos analisá-los:

- Social: Trata do capital humano relacionado à empresa, de forma direta ou indireta, até terceirizados. Engloba seus funcionários, seus fornecedores, parceiros, colaboradores, a comunidade que se localiza próxima à empresa e a qual está inserida, enfim a sociedade em geral. Deve-se pensar em criar um ambiente saudável de trabalho, favorecendo o cultivo de relações saudáveis, estimulando a todos, desenvolvendo habilidades individuais e coletivas, visando o respeito entre todos. Cultivar um bom ambiente de trabalho, transparente, não é só sustentável, é lucrativo para a sua marca.

- Ambiental: Trata da interação das ações da empresa com o meio ambiente, seja direta ou indiretamente. Como citamos, vai muito além de plantar árvores. É reduzir o consumo de água e emissão de gases da empresa, investir em fontes de energia renovável, gerenciar os resíduos sólidos e rejeitos da empresa de maneira responsável, entre outros. O objetivo principal é minimizar o máximo possível os impactos ambientais consequentes da produção das indústrias. É trabalhosa, mas é um dos pontos mais relevantes a ser pensado.

- Econômico: Trata do desenvolvimento econômico justo da empresa. Para ser considerada economicamente sustentável, a empresa não pode ascender às custas de desigualdades. Ou seja, não deve buscar o lucro ao preço da dignidade ou da vida de alguém, como por exemplo explorando seus trabalhadores. Deve buscar competitividade de maneira correta e harmônica, investindo também na otimização de seus processos e em melhorar o meio o qual está inserida.

Além desses pontos, também podemos tratar de um sistema econômico que engloba os 3 pilares da sustentabilidade e pode ser implantado também na sua empresa: a ECONOMIA CIRCULAR. Falamos mais sobre ela nesse artigo aqui.

E o conceito de Sustentabilidade Empresarial?

Dada essa introdução, podemos dizer que a sustentabilidade empresarial é o conjunto de ações e esforços de uma empresa voltados à própria sustentação e à preservação dos recursos humanos e ambientais em que está envolvida. Ou seja, o desenvolvimento sustentável de uma empresa depende de um planejamento estratégico sustentável que vá ser testado, ajustado e implantado de fato na empresa.

Para que a empresa seja considerada sustentável, deve haver toda uma estrutura de ação em operação com seus setores visando o bem estar humano dos funcionários e da sociedade e a redução de impactos ambientais.

Por que a Sustentabilidade Empresarial é tão Importante?

De acordo com uma pesquisa da BBC Brasil de Outubro de 2021, desde 1850 as ações humanas foram responsáveis por emitir 2,5 trilhões de toneladas de CO2 na atmosfera, conforme o estudo. Em primeiro lugar no ranking de poluição, os Estados Unidos seriam responsáveis por 20% do total de emissões. A China aparece em segundo lugar, como responsável por 11% do CO2 global. A Rússia vem em seguida, com 7% das emissões. O Brasil, segundo o estudo, é responsável por 5% do total de emissões nos últimos 171 anos, ocupando o quarto lugar de emissor global de gases.

Ainda segundo Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima, organização que calcula anualmente as emissões no Brasil, nos últimos 30 anos, cerca de 80% das emissões do país foram decorrentes de desmatamento e uso do solo para pecuária.

Ou seja, a atuação da indústria é importantíssima para reduzir esses impactos e minimizar a emissão de gases. Esse é só um exemplo de um dos vários pontos de atuação que uma empresa pode tomar.

Entendeu agora como é necessário agir?

"Entendi os motivos, mas como que adotar pode me trazer benefícios?". Se liga abaixo nas vantagens!

Vantagens de uma Frente Sustentável

- Branding: assumir uma postura sustentável e responsável proporciona uma melhoria da imagem da empresa, inclusive na mente dos consumidores. É possível atingir uma parcela dos consumidores que não eram atingidas antes e conseguir novas oportunidades de negócios.

- Economia de Recursos: ao operar de maneira sustentável, a empresa passa a analisar furos no funil, isto é, pontas soltas ou itens a ajustar em seu processo. Através dessa revisão e ajuste constante, o processo é otimizado e se reduzem custos, por exemplo, com reciclagem e reutilização de aparas de matéria-prima, compra de matéria-prima reciclada, reutilização de água da produção, substituição de fontes elétricas comuns por fontes de energia renováveis. Claro que existe um investimento de capital e tempo nessa reestruturação, mas certamente é rentável e é de grande retorno.

- Um Futuro Sustentável: a empresa assume responsabilidade com as gerações futuras, inclusive de sua equipe diretora e produtiva, além de seu bem estar no próprio presente, afinal catastrófes ambientais nos afetam também. 

- Ambiente Empresarial e Networking: é possível também formar novas conexões no mundo dos negócios e todos sabemos que conexões são peças-chave para o crescimento da empresa. Além disso, proporcionando um bom ambiente de trabalho você diminui a rotatividade de pessoal, o que influencia diretamente na reputação da empresa.

- Investidores e Valorização das Ações: isso está relacionado diretamente à ESG, traduzida para "Ambiental, Social e Governança" ou "ASG", sigla a qual o significado diz respeito a critérios adotados por investidores nacionais e internacionais para direcionamento de capital. Trata de pilares ambientais, sociais e de governança empresarial que reforçam os valores de uma empresa e por isso mesmo é muito observada.

O pilar Ambiental diz respeito a como a empresa trata seus resíduos e rejeitos, quais são suas fontes de energia, se cumpre com políticas ambientais, se possui certificações ambientais, entre outras. O pilar Social está relacionado à rotatividade de funcionários, se possui um ambiente diverso e de inclusão, bom de trabalhar, entre outros pontos. E por fim, o pilar da Governança que diz respeito a como a equipe diretora opera, se é de maneira transparente ou não, se propõe políticas de prevenção de esquemas corruptos ou duvidosos. Consiste em fazer as coisas de maneira correta, sem apoiar subornos, fraudes, ações nebulosas, nem cometê-las.

Como adotar na empresa? E como cidadão?

Algumas ações que não requerem tanto esforço e podem ser tomadas tanto pela empresa quanto por você, querido leitor. São elas:

1) Gerenciar seus Resíduos e Rejeitos

Na empresa, pode-se pensar em instalar pontos de coleta seletiva e separação de lixo, o que não requer um investimento muito grande. Separar o lixo de acordo com as cores para cada resíduo é fácil e eficaz, ainda mais em um ambiente empresarial. Pensando em ações individuais, pode-se fazer além da separação dos resíduos a compostagem de sobras de alimentos e outros orgânicos.

2) Repense o Consumo

Analise seu consumo de água, energia, papel, e também de itens duráveis, como roupas, calçados. Você realmente precisa tomar um banho de 15 minutos? A produção da empresa realmente precisa usar água limpa na limpeza da fábrica ou pode usar de captação da chuva? Não se podem desligar os computadores que estão em stand-by, ligados na tomada, e não sendo usados? É realmente necessário comprar roupas e calçados todos os meses de acordo com as últimas tendências? Torneiras automáticas são muito caras para instalação, mas diminuiriam o consumo da água da empresa, será que não se pode investir nisso?

São vários pontos os quais se estendem ao nosso consumo que podemos pensar em melhorar e reduzir.

3) Doe seu Lixo Eletrônico

Existem vários pontos de coleta de lixo eletrônico, alguns os quais até comercializam componentes eletrônicos. Se forem parar no lixo comum, contaminam o solo. E claro, se em boas condições, doe para ONG's que os utilizem.

4) Invista em Fontes Renováveis e Reciclagem

Veja sobre a possibilidade de utilizar fontes de energia renováveis na sua empresa, como a própria energia solar. E se não for possível, mesmo a luz natural em ambientes meio abertos faz diferença no nosso humor e economicamente do lado da empresa. Projetos para maior abertura de escritórios, investindo em iluminação natural, também podem ser pensados.

Já na questão da reciclagem, pense bem antes de descartar um produto, se pode ser reutilizado ou mesmo encaminhado à uma reciclagem. Se uma peça defeituosa da produção puder ser reaproveitada ou moída, faça-o. Papéis impressos podem virar rascunhos, caixas de encomendas podem ajudar a organizar o escritório, sacos plásticos podem ser usados como sacos de lixo, entre muitas outras possibilidades.

5) Busque Conhecimento

Faça treinamentos sobre descarte de resíduos e bons hábitos de trabalho com a equipe, pense em atingir todos de maneira positiva. Cultive o respeito e a inclusão e demonstre o quão importante eles são. Estimule-os a refletir e buscar conhecimento, afinal todo conhecimento é válido.

O Temido Greenwashing

Se você nunca ouviu falar nessa expressão, saiba que cada vez mais ele é comum. O Greenwashing pode ser traduzido para "lavagem verde". Ele acontece quando vemos uma empresa ou instituição utilizando de discursos e propagandas verdes, alegando ter políticas sustentáveis e ser ambientalmente correto, mas na prática não realizar nenhuma ação para com o meio ambiente.

Vende-se o discurso, lucra-se com as vendas, mas no fim, é só publicidade. Não se tem responsabilidade ambiental e tampouco, social. É nada mais, nada menos, do que uma propaganda enganosa.

Um exemplo disso é da empresa automobilística Fiat, que em 2017 recebeu uma advertência da Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) por praticar greenwashing. Após denúncias realizadas por meio da Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), a empresa recebeu a advertência. A empresa em questão tinha usado a expressão “pneu Superverde” em uma propaganda, alegando que, supostamente, era altamente durável e tinha um baixo índice de consumo de combustível. Contudo, toda a produção, uso e descarte do produto não condiziam com a expressão usada nas campanhas de divulgação da marca. Após isso, a publicidade em questão foi alterada.

A Global quer um FUTURO para TODOS!

Acreditamos que o futuro é verde, sustentável e certamente já está acontecendo agora. Nós mesmos somos adeptos da separação de resíduos e rejeitos, investimos em políticas sociais em nosso ambiente de trabalho e procuramos economizar recursos.

Além disso, assumimos um compromisso com nosso futuro ao fundar a Global Recuperação de Resíduos, nossa filial focada no reprocessamento de resíduos e na volta destes para o mercado, como novos produtos. Realizamos esse serviço em parceria com diversas empresas dos mais variados ramos, a fim de reaproveitar um material bom e destinar corretamente os resíduos restantes, realizando desde a coleta até a reinserção desses novos produtos no mercado. Falamos mais sobre como fazemos tudo neste artigo aqui: A NOVA JORNADA DA GLOBAL!

Nossa matriz trabalha também com a distribuição de embalagens recicladas, como filme tubular, termoencolhível, plástico bolha, papelão ondulado, entre outros.

Quer saber mais? Entra em contato conosco! Ficaremos felizes em conversar com você!

Ou até o próximo artigo! ;)

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