O que são Materiais Biodegradáveis?

Todos nós já ouvimos falar em itens biodegradáveis e que são uma alternativa melhor de consumo para o meio ambiente. Mas será que isso é verdade? Hoje vamos te explicar o que são esses materiais e como eles são vistos por pesquisadores!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

Seja na feira, no mercado ou mesmo na fábrica, todos reconhecemos a palavra "biodegradável". Mas você sabe de onde essa palavra vem e por que ganhou força nos últimos anos?

Nesse artigo, você vai conferir:

- O que é biodegradação?

- Biodegradação primária

- Biodegradação total

- Como posso saber o que é biodegradável ou não?

- Tipos de materiais biodegradáveis

- Produtos biodegradáveis

- O biodegradável é melhor?

- E o d2w?

- Existem embalagens biodegradáveis?

- Como nos posicionamos quanto a isso?

Vamos lá?

 

O que é biodegradação?

A biodegradação nada mais é do que o processo de decomposição de materiais realizado por fungos, batérias e outros microorganismos. É um dos processos fundamentais para a manutenção de toda a vida na terra.

O processo funciona basicamente assim: os microorganismos na natureza consomem os restos de materiais e os metabolizam em seus corpos.

De maneira mais técnica, ela pode ser definida como o processo de modificação física ou química promovida pela ação de microorganismos sob condições adequadas.

As bactérias colonizam a superfície de algo e produzem enzimas que vão destruindo os materiais. Algumas condições que favorecem esse processo são temperatura, umidade, calor, entre outros. 

 

Biodegradação primária

Esse tipo de biodegradação acontece quando as moléculas do material foram alteradas de maneira química ou física pelas bactérias e fungos superficialmente. Os resíduos gerados ainda podem ser estranhos ao ambiente, podendo não ser absorvidos. 

Biodegradação total

Já na biodegradação total, o que acontece é que o material é metabolizado pelos microorganismos e transformado em CO2, água, entre outros. Esses compostos liberados aqui se tornam inofensivos ao meio ambiente, diferentemente do processo primário.

 

Como posso identificar o que é biodegradável ou não?

Ao olhar para um produto, como posso identificar se ele é biodegradável ou não?

Comumente, esses produtos possuem selos os quais os identificam como biodegradáveis. Alguns deles são:

              

Selo de Polipropileno (PP) biodegradável e selo D2W (aditivo oxi-biodegradável).

Na prática, podemos encontrar produtos com o selo em outras formas, como:

Selos com "tensoativo biodegradável" também sinalizam a biodegradabilidade do material do produto.

Tipos de materiais biodegradáveis

Biodegradável sintético

Os materiais biodegradáveis sintéticos são chamados assim por conta de sua origem química, em laboratório. Os mais conhecidos são os poliésteres, dentre eles o PLA (ácido poliláctico).

O PLA é um ótimo exemplo pois é um substituto do Polipropileno (PP). Poder ser usado na indústria, sendo rígido, transparente e biocompatível.

 

Biodegradável natural

Agora, no caso dos materiais biodegradáveis naturais, podemos citar os polissacarídeos, presentes em nosso corpo.

Eles são polímeros naturais biodegradáveis, dada a sua composição. Assim como os polissacarídeos, existem outros materiais naturais biodegradáveis como o látex, a celulose, a madeira, o bambu, entre outros.

A questão principal aqui é a fonte renovável desses materiais, já que não utilizam de matéria-prima fóssil e não são poluentes (desde que não misturados com químicos poluentes, como óleos).

Produtos biodegradáveis

Existe uma gama de produtos biodegradáveis, confere com a gente alguns que estão disponíveis no mercado:

- camisas feitas de Poliamida (PA) biodegradável.

- embalagens plásticas provenientes de cogumelos.

- escovas de dentes de bambu.

- canudos e sacolas biodegradáveis.

Além desses que citamos, todos os anos novos produtos são desenvolvidos para se degradarem ao fim de sua vida útil. Fique atento!

O biodegradável é melhor?

Segundo estudiosos, precisamos analisar os materiais biodegradáveis de diversos pontos. Pensamos assim:

Um material biodegradável natural não deixa resíduos no solo ao fim de sua decomposição é uma ótima opção para substituir um plástico comum. Afinal, tudo é aproveitado ao fim do processo.

Já o material biodegradável sintético muito provavelmente tem alguns aditivos que o fazem degradar com a ação conjunta do tempo e do clima.

O problema é que: dependendo do aditivo, a decomposição deixa resíduos no solo e acaba por poluir

Por exemplo, existem aditivos que ajudam na degradação feitos de pó de ferro que ficam no solo após a decomposição do material até oxidarem por completo.

Se informe bem sobre a composição do produto que você está comprando e pese na balança. 

E o d2w?

O d2w é um aditivo oxi-biodegradável certificado pela ABNT, a Associação Brasileira de Normas Técnicas, aprovado para uso em território nacional. 

Embalagens plásticas em mais de 90 países ao redor do mundo são fabricadas com esse aditivo, além de não deixar resíduos nocivos no ambiente o qual está inserido. 

Existem embalagens biodegradáveis?

CLARO!

No mercado, atualmente conseguimos encontrar diversos tipos de embalagens que são biodegradáveis, como embalagens provenientes do amido, de cogumelos... Temos um artigo que vai te contar TUDO sobre embalagens sustentáveis e como achá-las por aí:

Embalagens sustentáveis

Como nos posicionamos quanto a isso?

Nossa empresa sabe o quão importante é se posicionar e nos preocupamos genuinamente com o desenvolvimento sustentável do planeta e das próximas gerações.

Assim sendo, buscamos soluções em embalagens que contribuam para com essa nossa visão de futuro. Nosso segmento de embalagens vai desde opções em plásticos reciclados, como fitas de arquear, plásticos bolha, filmes tubulares, até papéis reciclados, como nosso papelão ondulado

Quer conhecer mais nossas opções em produtos reciclados? Dá uma olhada:

nossos produtos reciclados

Ou, se preferir entrar em contato conosco para fazer parte da nossa iniciativa de Logística Reversa, que explicamos em outro artigo sobre a nossa recuperadora, é só clicar aqui:

Faça parte do futuro

Até o próximo artigo! ;)

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para TUDO sobre Embalagens Recicladas

Enviando Comentário Fechar :/