Plástico: vilão ou solução?

Com certeza você já ouviu falar que o plástico é um dos maiores poluentes do mundo atualmente. Você sabe como isso acontece e, mais importante, por quê? Confere aqui com a gente as mais diversas facetas desse material!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

A versatilidade e a rentabilidade desse material são grandes atrativos para as empresas, pois podem ser aplicados em diversas áreas e geralmente possuem um baixo custo em relação aos demais materiais.

Os plásticos mais conhecidos e mais facilmente encontrados no mercado são o PET, PEBD, PEAD, PVC, PP, entre outros.

Agora, você sabe como estes materiais vão parar na sua casa?

Ou melhor, o que acontece com eles quando você os descarta? Se liga!

 

O Ciclo do Plástico

O ciclo de vida do plástico começa nas petrolíferas, na etapa chamada Indústria de Primeira Geração. Lá, o petróleo passa por um processo de quebra nas suas moléculas e através de calor e pressão, forma outras moléculas fundamentais que posteriormente irão se transformar nos plásticos que conhecemos, como o eteno (predecessor do Polietileno ou PE), propeno (predecessor do Polipropileno ou PP), entre outros.

Plataforma de petróleo responsável pela extração da matéria prima em alto mar

Já na Indústria de Segunda Geração, essas moléculas são transformadas em resinas poliméricas, ou seja, todos os polímeros provenientes do petróleo, como os próprios polietilenos, elastômeros e fibras também.

E, por último, passam pela Indústria de Terceira Geração, a qual a transforma no produto final através dos processos convencionais de moldagem dos plásticos, como injeção, extrusão, sopro, entre outros. São vendidos aos mercados e comércio em geral e logo chegam em sua casa.

Indústria plástica de filmes

E depois disso, como você descarta o plástico?

Vamos analisar dois cenários diferentes: você descarta no lixo reciclável ou descarta no lixo orgânico ou mesmo em quaisquer outros lugares.

 

Se descartado no lixo reciclável...

Ele pode acabar no aterro sanitário, uma cooperativa de reciclagem ou queima energética. Apenas a cooperativa que o acaba reciclando de fato. No fim das contas, apenas um terço do plástico disposto no lixo é reciclado. Ou seja, ainda há um despedício enorme desse material que poderia ser reciclado.

Cooperativa de reciclagem

Se descartado em qualquer lugar

Todo material descartado em lugar inadequado acaba por gerar poluição ambiental. Devemos evitar a todo custo esta opção.

 

A Problemática

O ponto central da questão é: o plástico leva mais de 400 anos para decompôr-se na natureza, além de contaminar lençóis freáticos e matar cerca de 1,5 milhão de animais todos os anos. 

Do ponto de vista econômico, é um material extremamente necessário nas mais diversas áreas da sociedade. Do ponto ambiental, é um problema enorme e cumulativo. 

Agora, considere que tiremos o foco do plástico. O agente causador da poluição sempre é a ação humana!

O plástico é um material benéfico e o mais importante, reciclável, pode ser remoldado das mais diversas formas e várias vezes reaproveitado.

O que podemos fazer como agentes participantes desse contexto é garantir a reciclagem dos plásticos, buscando um ciclo de vida maior, prolongado e isto acaba também diminuindo o consumo da matéria-prima dos polímeros, o petróleo.

Empresa com resíduos plásticos compactados

 

A Pandemia e o Plástico

Durante a pandemia, todos nós tivemos que utilizar máscaras durante um bom tempo. E máscaras são feitas de quê? Tramas de tecido, microfibras, que geralmente são fibras de plástico misturadas com algodão. Ou seja, boa parte plástica. Poliéster, Poliamida, todos plásticos. 

Além disso, o fast food teve um crescimento significativo na pandemia. Em ambientes com certa movimentação de pessoas, as talheres, os pratos e os copos não poderiam mais ser compartilhados. Nisso, as embalagens para fast food foram um dos itens mais utilizados nesse contexto do vírus.

Pessoas andando na rua usando máscaras durante a pandemia da COVID-19 

E o que EU posso fazer?

Você, como indíviduo ou como empresa, pode buscar alternativas de plásticos reciclados, os famosos PCR, e incluí-los em sua lista de compras. Substituir plásticos virgens por reciclados em possíveis aplicações, além de buscar conhecimento sobre esses materiais e novas tecnologias na área.

Como Global, assumimos o compromisso de atuar ativamente na área dos plásticos circulares para, de pouco em pouco, transformarmos o mundo!

Temos uma linha de filme stretch, termoencolhíveis, fitas de arquear, plástico bolha, enfim todos os nossos produtos RECICLADOS! Não é incrível?

Entra em contato conosco ou nos deixe um comentário! Certamente iremos te ajudar com alguma solução sustentável que necessitar! 

Até mais!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para O biodegradável vai salvar o mundo?

Enviando Comentário Fechar :/