PCR: o que é e o porquê você deveria investir nessa inovação!

Você sabe o que significa PCR e por que as empresas estão adotando essa tecnologia em seus negócios? Se liga na matéria!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

 

PCR é a sigla para Plástico Reciclado Pós-Consumo, ou seja, é um grão proveniente de matéria plástica reciclada. E por que isso é atrativo?

Esses plásticos são produtos ou artefatos que foram fabricados, comercializados e consumidos, ou seja, cumpriram seu ciclo de vida e seriam descartados após esse ciclo. É aí que entra o processo da reciclagem. Através da coleta, triagem em cooperativas por tipo de plástico ou cor e encaminhadas para as empresas recicladoras.

As empresas recicladoras são responsáveis pela transformação mecânica desse material, fazendo a lavagem e moagem em grânulos do plástico, também chamados de grãos ou pellets, os quais são encaminhados para outras empresas as quais industrializam esses grãos, transformando-os em produtos.

Utilizar o PCR se torna ainda mais interessante pois eles possuem uma alta versatilidade para aplicações, sendo usados em embalagens até peças de vestuário. A reciclagem desse material faz parte da economia circular, mais especificamente da logística reversa.

Mas afinal, o que é logística reversa e como ela se encaixa nesse contexto?

A logística reversa é a área da logística que trata, genericamente, do fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto de consumo até o local de origem.

O objetivo de tudo isso é agregar valor econômico, ecológico e legal ao utilizar esse tipo de material, pois ao utilizar PCR em suas embalagens você assume um compromisso de regenerar e restaurar o seu processo, buscando melhorias e gerando responsabilidade social em seu negócio.

E essa tal de economia circular? Trata de quê?

A economia circular é uma nova forma de pensar o nosso futuro e como nos relacionamos com o planeta. Para isso, materiais circulam no máximo de seu valor como nutrientes em sistemas industriais integrados, restaurativos e regenerativos. Ela é também apontada como uma solução para a escassez de recursos no planeta.

O desenho intencional de novos produtos e processos através de uma tecnologia disruptiva possibilita o aproveitamento inteligente dos recursos que já se encontram em uso no processo produtivo, ou seja, onde o PCR se encontra. O que antes eram resíduos plásticos se tornam nutrientes em novos processos – e produtos ou materiais podem ser reparados, reutilizados, atualizados ou reinseridos em novos ciclos com mesma qualidade ou superior, ao invés de serem descartados.

E quais são as vantagens em adotar embalagens de matéria-prima reciclada na prática?

Ao adotar o PCR em suas embalagens, você:

  1. Diminui custos.
  2. Atrai um novo grupo de clientes.
  3. Ganha em qualidade em suas embalagens.

E, de quebra, ainda ajuda o planeta reduzindo a emissão de gases do efeito estufa e economizando energia, além de ficar mais próximo de fazer parte desse movimento circular que gera renda para famílias em vulnerabilidade social e oferece visibilidade para o trabalho que realizam. Você só tem a ganhar com o PCR!

Aproveito para deixar nosso guia básico de embalagens recicladas para indústria abaixo:

Guia de Embalagens Recicladas

Ficou com alguma dúvida? Deixa um comentário pra gente que vamos te responder num piscar de olhos!

Até a próxima!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para O biodegradável vai salvar o mundo?

Enviando Comentário Fechar :/