O que é Plástico Verde?

Que o plástico polui e é problemático nós já sabemos. Mas será que existe algum plástico verde que tenha impacto reduzido sob o meio ambiente?

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

 

Os Plásticos Comuns

Normalmente, os plásticos são materiais muito versáteis que nos atendem nas mais diversas áreas da vida, desde a alimentícia em embalagens até na saúde, em próteses médicas. Eles também são conhecidos por outro nome, os polímeros. Se você quiser entender mais sobre o que são e suas aplicações, esse artigo que fizemos para você: O que são Polímeros?

Sua matéria-prima é um dos pontos mais chamativos da nossa discussão: o petróleo. Os derramamentos do petróleo poluem e prejudicam toda espécie marinha, causando até mesmo a morte por asfixia ou intoxicação de animais.

Derramamento de óleo no nordeste brasileiro em 2019.

Além desse problema no início da cadeia produtiva do plástico, temos também o seu descarte como foco principal da sua problemática. Muito vezes esquecido, a destinação final do plástico a princípio deveria ser a reciclagem, visto que a maioria dos plásticos é reciclável.

Temos, em suma, três destinações possíveis para os plásticos: a reciclagem, o aterro e a disposição irregular. Claro que a reciclagem é o melhor cenário, visto que esse material será reaproveitado e reutilizado em outro produto.

Reciclagem de plásticos.

O aterro, em segundo lugar, ainda é uma destinação bem comum para os plásticos, tanto que 30% do volume que chega aos aterros é composto por material reciclável, que poderia ser reciclado. A parte negativa desse processo é a decomposição do material, que varia entre 300 à 500 anos para se decompôr em meio natural.

Aterro visivelmente com plásticos dispostos no solo.

Por último e sendo o pior cenário, temos o descarte irregular. Ele pode ser visto quando vamos à praia e encontramos lixo plástico na areia, ou mesmo na rua, no chão, em montes nas esquinas. É todo local inapropriado para disposição desse material.

Lixo plástico encontrado à beira do mar no sul do Brasil.

Agora compreende como os plásticos, mesmo que muito práticos, devem ser descartados corretamente?

O que nos resta perguntar é: Existe algum plástico verde, que tenha impacto reduzido sobre o meio ambiente?

A resposta é SIM!

O Plástico Verde

O que conhecemos por plástico verde é o Polietileno Verde, ou "I'm Green" da Braskem. O diferencial desse plástico é que ele tem uma fonte de matéria-prima renovável, a cana-de-acúçar. O ponto é: ele tem as mesmas propriedades que um Polietileno feito de petróleo e poupa uma fonte finita de matéria.

O que ainda nos deixa com uma pulga atrás da orelha é o seu descarte. Por um lado temos a origem renovável e por outro, o descarte juntamente com os outros plásticos e a eliminação de microplásticos no meio ambiente.

Sacos de Polietileno de Alta Densidade (PEAD) I'm Green da Braskem.

Tá, mas e o Biodegradável?

Os plásticos biodegradáveis surgiram como uma alternativa aos plásticos comuns e com o discurso de serem mais sustentáveis, mas a verdade é que temos que balancear o que sabemos sobre eles até agora para julgarmos isso.

Os plásticos biodegradáveis são chamados assim por passarem pelo processo de biodegradação, que pode ser resumido em um processo de transformações que algum material sofre através da ação da microorganismos em condições específicas. Esse processo gera como subproduto água, biomassa e gás carbônico.

Embalagem de cogumelo (ou seja, um bioplástico) biodegradável.

Sua composição pode variar muito, visto que existem diversos tipos de plásticos biodegradáveis. A maior variável são as fontes de matérias-primas, temos as naturais como o milho, a mandioca e a beterraba, como exemplo o PLA (Poliácido Láctico), ou as sintéticas, feitas em laboratório, como os Poliésteres.

Vamos te explicar um pouco mais sobre o PLA, que é um dos biodegradáveis mais populares. Ele é um plástico feito através da fermentação do amido de milho, ou seja, é de fonte renovável, reciclável, biodegradável e compostável. A única desvantagem desse material é que por ser uma inovação tem um alto custo de produção, o que gera preços mais altos no mercado em comparação aos plásticos virgens.

Impressões feitas em impressora 3D com PLA.

O contraponto dos plásticos biodegradáveis é que, para se decompôr, ele precisa estar disposto em uma usina de compostagem, ou seja, ser encaminhado ao local correto. Caso contrário, a sua decomposição não será efetiva.

Unidade de compostagem adequada para a biodegradação das embalagens.

Além disso, também existem os chamados plásticos oxibiodegradáveis. No caso dessas embalagens, não podemos dizer que são biodegradáveis. Eles contém aditivos pró-oxidantes, o qual auxiliam na quebra dos plásticos com ação do ar e da luz. Mas ainda geram resíduos que no solo não se degradam facilmente.

Sacola feita de material oxi-biodegradável.

A própria Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) recomenda não chamar os plásticos oxibiodegradáveis de biodegradáveis e considera o termo impróprio para o mesmo.

Existem Outros Plásticos Sustentáveis?

Nos últimos anos, muitas pesquisas vem sendo feitas por universidades e centros de pesquisa. A cada ano que passa ficamos mais perto de opções mais sustentáveis de materiais para aplicações rotineiras. No momento, o que temos se resumem à plásticos assim, feitos de alimentos ou fibras naturais, e o PE Verde.

Copinho de café feito de plástico de mandioca.

E Como Diminuir o meu Impacto com Relação a Isso? (Spoiler: a gente te ajuda!)

Como nós, pessoas integrantes da sociedade, podemos agir?

Pensando diretamente na temática dos plásticos, se tivermos necessidade de usar alguma embalagem ou comprarmos, optar pelas opções recicladas. Evitar descartáveis também é uma boa pedida.

Copos reutilizáveis de plástico.

Se você trabalha em uma empresa a qual utiliza de embalagens plásticas, conversa com a gente! Temos diversas opções de reciclados por aqui para os usos mais variados. Trabalhamos com plástico bolha reciclado, filme tubular reciclado, fita de arquear PET reciclada, fita de arquear PP reciclada, filme termoencolhível reciclado, sacos plásticos reciclados, enfim, uma infinidade!

Entra em contato conosco!

Agora, se você por acaso usa de algum maquinário para aplicar embalagens, conheça a nossa linha!

Nossos equipamentos!

Ou até o próximo artigo! ;)

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para TUDO sobre Embalagens Recicladas

Enviando Comentário Fechar :/