O que são polímeros?

Todos nós conhecemos os plásticos, ou melhor, os polímeros. Mas não sabemos distingui-los e isso certas vezes pode nos salvar em situações diárias, quando vamos comprar algum utensílio ou item que precisamos.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

 

Tá, mas o que é polímero?

O polímero tem um outro nome muito comum que a maioria de nós já conhecemos: plástico. Um plástico nada mais é do que uma grande molécula, na maioria das vezes proveniente do petróleo, com diversas pequenas partes. De acordo com essas pequenas partes podemos determinar as propriedades dos plásticos, como a flexibilidade, rigidez, resistência ao impacto, entre outras características.

Os plásticos podem ser naturais, como a glicose, ou sintéticos, feitos em fábricas. Podem ser ou não remoldáveis, ou seja, reciclados.

Termoplásticos

Esses plásticos são aqueles que podem ser remoldados ao entrar em contato com o calor. Podemos moldá-los em um pote, depois derreter e moldar um outro componente e assim vai. Eles são considerados os mais sustentáveis por gerarem pouco ou nenhum resíduo durante a sua fabricação.

Alguns exemplos de termoplásticos são o Polipropileno (PP), os Polietilenos (PE), o Polietileno Tereftalato (PET), o Poliestireno (PS), o Policloreto de Vinila (PVC), entre outros.

Características dos Termoplásticos

As suas características variam de acordo com a classificação dos materiais:

- Materiais Commodities: são os plásticos que mais vemos por aí. Normalmente, são os mais baratos, utilizados em aplicações de baixo custo. Tem grande escala de produção de produtos, flexibilidade e versatilidade, além de ser facilmente moldado e processado.

Copos feitos de Polipropileno (PP), um commoditie.

- Materiais de Engenharia: são plásticos que possuem uma resistência maior que os commodities, como resistência mecânica, química, térmica, elétrica. Os plásticos aqui podem ser isolantes ou condutores, altamente rigídos, resistentes à abrasão, enfim, possuem diversas propriedades. Costumam ser pouco mais caros que os commodities. Usados normalmente na indústria mecânica, automotiva, aeroespacial, dentre vários outros. Um exemplo é o Poliacetal (POM), aplicado em tarugos, chapas, buchas e arruelas. 

Peça em Poliacetal (POM).

- Materiais de Alto Desempenho: são plásticos altamente resistentes usados em condições que requerem propriedades específicas ou muito difíceis de se conseguir. Esses materiais são aplicados em aviões, navios, carros, substituindo até o aço em algumas ocasiões. São os mais caros dentre as três categorias, afinal esses plásticos são os mais difíceis de se obter, logo pelo grau de complexidade de sua estrutura e pelos aditivos que são usados se tornam os mais caros. Temos como exemplo o Politetrafluoretileno (PTFE), o famoso Teflon, usado em panelas. 

Peça em Poli-éter-éter-cetona (PEEK), um plástico de alta performance.

Termorrígidos

Já os termorrígidos são plásticos que ao entrarem em contato com o calor deformam e degradam, ou seja, viram carvão, impossibilitando a reciclagem do material. Um exemplo de termorrígido é o Poliuretano (PU), muito parecido com uma espuma e usado em colchões e sofás.

Esponjas em Poliuretano (PU).

Características dos Termorrígidos

Os termorrígidos são resistentes e duráveis, também resistem a altas temperaturas de tempo contínuo, boa resistência mecânica ou química, ainda podendo ser flexíveis ou não. Temos alguns plásticos conhecidos nessa categoria, como a resina epóxi, a resina fenólica, o Baquelite, entre outros.

Telefone feito de Baquelite.

Elastômeros (Borrachas)

Por fim, temos os elastômeros que também são polímeros, mas que são flexíveis e viscosos, como se fosse óleo. Possuem as características de borrachas, ou seja, ao se deformarem por conta de algum impacto ou força, ao cessar o contato com essa força volta ao tamanho normal. Costumam ser incorporados juntamente aos termoplásticos para dar a característica da flexibilidade à eles. 

Látex, matéria-prima da borracha natural extraído da seringueira.

Características dos Elastômeros

As suas características, assim como os termoplásticos, dependem do tipo de elastômero que estamos tratando. Contudo, algumas características são observadas nos elastômeros, como a dureza, a elasticidade, a resistência à abrasão, rasgamento, a permeabilidade a gases, além de muitos outras.

Onde eles estão na indústria?

Conseguimos analisar a atuação de todos esses plásticos na indústria, visto que muitos deles servem de embalagens, componentes e peças para o processo industrial.

Os termoplásticos são nossos tubos, mangueiras, bijuterias, calçados, instrumentos musicais, etc. Os termorrígidos são as engrenagens, móveis, roupas, adesivos, pastilhas de freio, espumas de colchonetes, entre outros.

Já os elastômeros são as peças do mercado automotivo, acessórios, eletrônicos, pneus, chupetas, colas de silicone, solas de calçados, além de muitos outros.

Está atrás de embalagens plásticas?

Nós fornecemos embalagens plásticas para as mais diversas aplicações, como filmes stretch, filmes tubulares, papel kraft e semikraft, fitas de arquear PET e PP, fitas de aço, plástico bolha, papelão ondulado, entre muitas outras. Confere mais aqui embaixo:

Nossas embalagens!

Se você procure por um fornecedor com responsabilidade social e ambiental aliada a um produto com bom custo e qualidade, venha conversar com a gente!

fale com a gente!

Ou até o próximo artigo! ;)

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Qual o tempo de vida útil de um aterro?

Enviando Comentário Fechar :/