O que é Compostagem e Porque Você Deveria Fazer Isso!

Enquanto houver vida, haverá lixo. Mas o que fazer com o nosso lixo? Hoje vamos falar sobre o nosso lixo orgânico, que representa boa parte do lixo que produzimos e tem um potencial imenso que você não conhecia (até agora)!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

 

O que é Compostagem?

Surgindo como uma alternativa de destinação para a matéria orgânica, a compostagem é um processo biológico de decomposição e reciclagem de orgânicos, por exemplo restos de alimentos, frutas, verduras, entre outros.

Ele funciona assim: ao dispôr orgânicos em uma composteira, batérias, fungos e microorganismos transformam esses restos em compostos.

Ao interagir com o oxigênio, a terra cheia desses compostos se transforma em uma terra rica de nutrientes e húmus. Ela serve como adubo natural e já que não tem químicos, não polui o meio ambiente.

Para todos os efeitos, existem dois tipos de compostagem:

Vermicompostagem

A Vermicompostagem é aquela que utiliza de minhocas para transformar os restos orgânicos em húmus. Costuma ser mais rápido do que a compostagem seca.

Compostagem Seca

Já a compostagem seca é mais lenta justamente por não ter a presença de minhocas, logo a degradação dos resíduos é feita por microorganismos como as bactérias e os fungos.

Como Fazer Compostagem

A compostagem ocorre em fases. São elas:

1) Fase Mesolífica

Nessa primeira fase, as bactérias e os fungos do grupo mesófilo (os quais são ativados a temperaturas próximas da temperatura ambiente) começam a se multiplicar nos resíduos orgânicos acumulados na composteira, fazendo a decomposição deles. As temperaturas vão até 40°C e dura cerca de quinze dias.

2) Fase Termofílica

Já na segunda fase, a mais longa de todo o processo, dura até dois meses dependendo do material compostado.

Nessa fase os agentes que entram em ação são os fungos e bactérias da classe dos termófilos, ou seja, que sobrevivem à temperaturas maiores (entre 65°C e 70°C). É também nessa etapa que são eliminados agentes patógenos.

3) Fase da Maturação

E por fim, na última fase da compostagem, temos a diminuição da atividade das bactérias e fungos, a temperatura fica mais próxima da temperatura ambiente e o processo se estabiliza.

Dura até dois meses e tudo o que antes era resíduo orgânico se transforma em húmus (é rico em nutrientes e minerais, sendo utilizado em hortas e jardins), sem toxicidade, metais pesados ou pátogenos.

Um dos pontos mais importantes relacionados à compostagem é que ela gera um adubo orgânico natural e ambientalmente seguro, reaproveitando resíduos orgânicos e nutrindo o solo sem o auxílio de produtos agrícolas químicos.

Normalmente, esses agentes deixam resquícios no solo que podem, inclusive, poluir os lençóis freáticos e prejudicar a qualidade do solo, comprometendo a sua fertilidade.

O chorume produzido no processo da compostagem com minhocas pode ser utilizado como adubo líquido (na proporção de dez partes de água para uma de chorume) e como pesticida (na proporção de meia parte de chorume e meia de água borrifada nas plantas).

 

O que é uma Composteira?

Todo esse processo que descrevemos para você se passa dentro da composteira.

Ela nada mais é do que uma estrutura ou lugar próprio para o depósito do material orgânico e onde ele sofrerá todas essas etapas de decomposição.

As formas de composteira variam muito, assim como seu tamanho. Podem ser caixas de madeira, de plástico, de metal ou construída com tijolos. Tudo depende do volume de orgânicos que será depositado ali.

Também existem as composteiras físicas, como se fossem uma horta, mas nesse caso todo o cuidado para que o processo ocorra é diferente das demais.

Por que fazer?

Entendemos que a compostagem é ótima para tratar resíduos orgânicos, mas afinal, qual o motivo real para fazer isso?

De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), os materiais orgânicos representam cerca de 52% de todo o volume do lixo produzido no Brasil e toda essa massa acaba por parar em aterros sanitários, onde não recebem tratamento específico e são misturados juntamente com os demais materiais.

Acontece que a compostagem é uma maneira acessível, ou seja, barata de transformar e reutilizar algo que viraria lixo e acabaria também acumulado em aterros.

Com poucos materiais é possível fazer em casa uma composteira e agir ativamente na redução da poluição e desperdício de alimentos.

Mas e o resto dos meus resíduos?

Dos 48% de resíduos restantes, 32% são recicláveis, dentre plásticos, papéis, entre outros. E o que você pode fazer?

Reutilize embalagens e materiais, encaminhe seus recicláveis à recicladores, busque conhecimento e informação para dispôr o seu lixo da maneira mais correta possível.

E quando for consumir embalagens, opte pelo reciclado! Ou mesmo, por embalagens "retornáveis" ou embalagens as quais sejam feitas Logística Reversa. Não sabe o que é isso? Clica aqui abaixo que te contamos!

O que é Logística Reversa?

Agora se você precisa de embalagens sustentáveis, fala com a gente! Contamos com uma vasta linha de embalagens recicladas como fitas de arqueamento, plásticos bolha, filmes tubulares, entre outros. Confere aqui embaixo!

Conheça nossos produtos!

Ou até o próximo artigo! ;)

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para TUDO sobre Embalagens Recicladas

Enviando Comentário Fechar :/