Se você chegou até aqui, provavelmente vai precisar aplicar ou já necessitou aplicar uma fita de arquear e ficou com dúvidas nessa hora. Vamos te dizer aqui como você pode aplicá-las e quais equipamentos são ou não necessários.
O que é arqueamento?
O processo de arqueamento pode ser definido como um ato de curvatura, curvar algo.
Ou seja, quando falamos em fita de arquear estamos dizendo na verdade que é uma fita própria para ser curvada em volta de algo, que tem capacidade de ser curvada em forma de arco.
O que são Fitas de Arquear?
As fitas de arquear são fitas normalmente usadas no processo de arqueamento que consiste em curvar a fita para conferir compactação a um fardo de produtos e uni-los entre si.
São materiais que resistem à alta tensão e à contração, à interperes, entre outros.
Podemos classificá-las de acordo com a sua matéria-prima. Em geral, encontramos fitas de arquear PET, fitas de arquear PP e fitas de aço.
Mas claro que o mercado está sempre evoluindo, tanto que já trabalhamos com uma quarta opção para arqueamento: a cinta multifilamentosa. Você confere mais sobre ela nesse artigo aqui: Cinta Multifilamentosa - Tecnologia aliada a redução de custos.
A escolha do tipo de fita vai depender muito da carga à qual será submetida e dos materiais os quais irá compactar. São aplicadas no ramo alimentício, mecânico, automotivo, farmacêutico, industrial, entre outros.
O que varia também de acordo com a escolha do material são os aparelhos que você irá usar para aplicar a fita. Vamos conferir alguns deles?
Quais os equipamentos que podemos usar?
Fita de Arquear PET
Essa fita, também chamada de fita poliéster, é recomendada para cargas de médio à grande porte. É muito resistente à tensão, além de ser durável, hidrofóbica e prática de aplicar. Sua carga de ruptura varia entre 200 kg e 550 kg.
Na hora de aplicá-la, deve-se usar um aparelho esticador e um aparelho selador em conjunto com seu selo próprio. Também podemos optar por uma máquina de arquear.
Trabalhamos com a máquina de arquear com bateria e a máquina de arquear pneumática para a fita PET.
Se você quer entender mais sobre a fita de arquear PET, é só checar esse artigo aqui: Fita de Arquear PET - resistência e durabilidade em uma única solução!
Também temos esse material para você aplicar na prática uma fita PET:
Fita de Arquear PP
A fita de arquear PP é recomendada para cargas médias, sua carga de ruptura vai até 180 kg. É considerada acessível e resistente, além de um pouco mais flexível que a PET.
Sua aplicação é prática e simples, podendo ser feita também com um aparelho esticador e um aparelho selador com os selos ou a máquina conjugada que corta e sela ao mesmo tempo a fita.
O modo de aplicação é muito parecido com a fita de arquear PET.
Fita de Arquear de Aço
A fita de aço é usada em cargas elevadas por ser muito resistente à ruptura, embora seja a opção que apresenta maior risco de acidente. Sua carga de ruptura fica entre 400kg à 2300kg.
Sua aplicação é a mais complexa dentre as outras opções por conta de seu peso. Pode ser aplicada com esticador próprio para a fita de aço e selador ou com uma máquina conjugada. Pode também ser aplicada com uma catraca de metal.
Cinta Multifilamentosa
E por fim, a nossa cinta multifilamentosa é uma alternativa ao uso da fita de aço, já que também possui alta resistência, é mais segura e prática de aplicar, resultando em um menor risco de acidentes.
Sua carga de ruptura fica entre 445kg e 2650kg, ou seja, suporta uma carga maior que a opção em aço e é muito mais leve que a mesma.
A aplicação da cinta é feita com esticador específico para a mesma em conjunto com sua fivela ou uma máquina para tal.
O modo de aplicação consiste basicamente em: aplicar a fivela manualmente entre a ponta da cinta e a sua continuação (após passada em volta do produto). Feito isso, se utiliza do esticador para puxar o excesso da cinta e deixá-la bem rente ao produto. Ela vai aproximando até o limite e a fivela a segura. E pronto!
Como aplicar da maneira correta?
Podemos pensar em duas formas de aplicar variando de acordo com o seu cenário.
A primeira forma é a mais difícil, porém mais econômica, que é a aplicação manual. Já a segunda é a aplicação com os equipamentos, para casos onde você vai necessitar arquear diversos itens.
Aplicação manual
Nessa aplicação, você vai necessitar apenas de uma fivela plástica, a própria fita de arquear e cantoneiras plásticas (caso sua carga necessite).
A aplicação manual pode ser feita da seguinte maneira:
1) Posicione as cantoneiras nos cantos da sua carga (se necessárias).
2) Passe a fita de arquear pelas cantoneiras da maneira que as pontas da fita se encontrem ao topo.
3) Em um dos lados da fita faça uma alça e passe por dentro da fivela, no meio, depois a puxe para fixá-la.
4) Faça o mesmo processo do outro lado da fita, mas usando a mesma fivela, assim unirá as duas pontas.
5) Puxe o maior lado da fivela, tensionando-o, fazendo-a ficar bem esticada.
6) Corte a fita com um estilete e pronto!
Simples assim!
Aplicação com equipamento
Como segunda opção, a aplicação com equipamento é mais fácil do que a manual, recomendada para grandes volumes de cargas.
É necessário apenas a máquina ou o aparelho de arquear, a própria fita, o selo metálico e as cantoneiras (novamente, se houver necessidade).
A aplicação é assim:
1) Posicione as cantoneiras antes de tudo (se preciso).
2) Passe a fita pelo aparelho ou pela máquina.
3) Utilize da manivela para tensionar a fita.
4) Posicione o selo no lugar indicado do aparelho ou máquina.
5) Utilize da manivela para tensionar um pouco mais a fita e cortá-la.
Agora, se você se interessou pelas máquinas e equipamentos e gostaria de especificações, é só clicar abaixo e falar com um de nossos especialistas em produtos pelo Whatsapp! Simples, prático e rápido! Vai perder essa oportunidade?
Precisa de alguma solução em embalagem?
Entendeu como aplicar e o que usar para cada uma das fitas? Ótimo!
Você provavelmente utiliza de alguma outra embalagem por aí e queremos te ajudar nisso também!
Temos uma vasta linha de embalagens, inclusive reciclados, os quais trabalhamos e que podem ser úteis para você por aí! Temos opções como plástico bolha, filme tubular, filme stretch, papelão ondulado, fitas adesivas e muito mais!
Confere abaixo toda a nossa linha de produtos!
Ou até o próximo artigo! ;)
Global Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X
Olá, deixe seu comentário para Qual o tempo de vida útil de um aterro?