Os plásticos são materiais leves, baratos, versáteis, resistentes e muitas vezes flexíveis, mas quem são eles afinal? Vem conhecer um pouco mais sobre os plásticos que nos cercam no nosso dia a dia!
Todo mundo consome ou já consumiu plástico em algum período da vida.
Normalmente, os plásticos que mais consumimos são os chamados termoplásticos, que são remoldáveis, portanto recicláveis em sua grande maioria.
A indústria, por sua vez, representa uma boa fatia de consumidores de plásticos por suas características e propriedades.
Disto, alguns plásticos são os mais usados, os chamados commodities. Estão entre eles:
Politereftalto de Etileno - PET
Esse tipo de plástico compõem frascos e garrafas para uso alimentício e farmacêutico, cosméticos, bandejas para micro-ondas, filmes para áudio e vídeo e fibras têxteis.
Ele é facilmente moldável, dobrando a frio e a quente, suporta variações de temperaturas, atóxico, fácil de ser cortado sem grandes esforços e equipamentos, recebe impressão (após tratamento do material ou com tinta compatível), possui propriedade de barreira (é capaz de manter o gás de bebidas gaseificadas), entre outras características.
Garrafa feita de PET
Polipropileno - PP
É uma resina de baixa densidade e aparência semitranslúcida e leitosa, com excelente coloração e facilmente moldável em altas temperaturas.
Geralmente é muito utilizado em filmes para embalagens como fitas de arquear, filmes, seringas para injeção, cordas, equipamentos de laboratório, frascos, caixas de bebidas, pedais, lanternas, fibras para tapetes, banners, brinquedos, etc.
Copo descartável feito de PP
Existe também uma variação, chamada de BOPP (Polipropileno Bi-orientado), usado como película em filmes laminados, resistente à agua e ao rasgo, propriedade de barreira, boa printabilidade, entre outros.
Filme de BOPP
Polietileno de Alta Densidade - PEAD
É amplamente utilizado na indústria de embalagens para a fabricação de frascos rígidos para produtos de limpeza doméstica, cremes, shampoo, remédios e suplementos.
O PEAD também é utilizado para fabricação tubos para transporte de água e esgoto, telhas, galões, entre outros. Possui ótima resistência química, maior dureza, opacidade, elavada resistência ao impacto e ao estresse mecânico.
Frascos de amaciante, detergente, shampoo, feitos de PEAD
Polietileno de Baixa Densidade - PEBD
Muito usado em sacolas de mercados, filmes, películas industriais, entre outros.
É flexível, transparente, capaz de formar películas finas, boa resistência ao impacto, boa resistência à tração e a produtos químicos, como bases, ésteres, ácidos, entre outros.
Filme termo encolhível de PEBD usado como fardo de refrigerantes
Policloreto de Vinila - PVC
Muito encontrado em embalagens para água mineral, para óleos comestíveis, maioneses, sucos, perfis para janelas, tubulações de água e esgoto, mangueiras, embalagens para remédios, brinquedos, bolsas de sangue, material hospitalar, entre outros. É rígido, transparente, impermeável, resistente à temperatura e inquebrável.
É uma alternativa viável e atrativa em muitos mercados, substituindo materiais como alumínio, borracha, cobre, alvenaria, cerâmica, vidro ou madeira.
Tubos de PVC
Poliestireno - PS
É transparente e quabradiço, bastante usado em capas de CD’s, mas também pode estar em pipetas descartáveis em laboratórios, copos descartáveis, tesouras, pentes, escovas e potes de iogurte.
Também possui a variação de Alto Impacto, o PSAI (Poliestireno de Alto Impacto), que não é transparente, mas é mais rígido, resistente ao impacto, atóxico, resistente à químicos e à abrasão.
Capa de CD de PS
Aém dos termoplásticos...
Outro material também muito consumido nas indústrias é o PU (Poliuretano), muito conhecido no ramo dos colchões, visto que as espumas desse ramo são feitas de PU.
O PU é um material possui excelentes características para a indústria, como flexibilidade, leveza, resistência à abrasão (riscos), entre outros. Suas aplicações variam desde travesseiros, colchões até esponjas de lavar louça, lycra, pranchas, selantes e solados de calçados.
Calçado com solado de PU
Estes são apenas alguns plásticos usados nas empresas, podemos ainda encontrar plásticos de engenharia ou alto desempenho, como o PTFE (conhecido como Baquelite), o PEEK (usado na construção de aviões), e borrachas também, como o látex.
A maioria destes polímeros (com exceção do PU) são remoldáveis, ou seja, recicláveis.
Nós, como GLOBAL, acreditamos na reciclabilidade desse material e estamos alinhados com o princípio de sustentabilidade deste material. Por este motivo, muitas de nossas soluções são recicladas, com ótimas propriedades e ótima qualidade.
Quer conhecer um pouco mais sobre essa nossa visão CIRCULAR? Nos chama na nossa rede social vizinha!
Estamos à disposição e gostamos de adquirir conhecimento! Queremos te ajudar! Vem com a gente?
Global Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X
Olá, deixe seu comentário para Qual o tempo de vida útil de um aterro?