Comparativo entre Embalagens Recicladas e Virgens

Quem nunca ficou em dúvida na hora de comprar uma embalagem para o seu negócio? Aqui te apresentamos um comparativo entre embalagens de origem reciclada e virgem para que você tenha mais segurança ainda na hora da compra!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

 

Seja para embalar presentes ou produtos comuns, as embalagens sempre estiveram presentes no nosso dia a dia, protegendo itens frágeis, conferindo a identidade de uma marca ou auxiliando no transporte de produtos.

Agora, uma coisa que todos sempre levamos em consideração é o preço de cada uma. E claro, tudo impacta no preço final de uma embalagem: a origem, a fabricação, os acabamentos, entre outros detalhes. Quando falamos da origem de uma embalagem podem surgir várias opções.

O ponto que vamos falar hoje se referem às origens das embalagens plásticas mais comuns encontradas no mercado: a virgem e a reciclada. E por que isso é importante? Esse é um dos fatores que MAIS ALTERA o preço que você paga ao comprar uma embalagem! Confere com a gente as diferenças entre essas opções e qual se adequa mais ao seu negócio!

O Plástico Virgem

Ao falarmos do plástico virgem devemos lembrar que ele é geralmente fabricado a partir do petróleo, ou seja, uma fonte de extração finita. A maioria dos plásticos é proveniente dessa fonte, mas isso não exclui o problema que é pensar que esse material um dia pode acabar ou deixar de existir.

Já existem plásticos que são feitos de outras fontes renováveis, dentre elas a cana-de-açúcar, o amido de milho, até mesmo cogumelos. Mas normalmente esses plásticos são mais caros.

Existem diversos tipos de plásticos virgens e de acordo com seu tipo, variam as suas propriedades. Mas a escassez da sua matéria-prima é o que preocupa o mercado.

Dentre esses plásticos, podemos citar o Polietileno (PE), o Polipropileno (PP), o Polietileno Tereftalato (PET), entre outros.

O Plástico Reciclado

A opção do plástico reciclado também é uma ótima alternativa a alguns usos dos plásticos virgens.

A questão é que: ao reciclar um material plástico, você renova seu uso e prolonga o tempo de vida dessa matéria-prima, ou seja, não utiliza de uma fonte virgem de matéria-prima, poupando um recurso natural finito.

Esses plásticos são reprocessados e normalmente não perdem propriedade nenhuma durante esse processo. Eles tem as mesmas características que a sua virgem tem, inclusive podem ser adicionados alguns aditivos para melhorar ou conferir alguma propriedade que eles não possuíam originalmente.

E uma notícia muito boa é que a maioria dos plásticos pode ser reciclada. Então, se você consome alguma embalagem plástica virgem e se perguntou se ela pode ser substituído por uma reciclada, a resposta é: depende. Segue que te explicamos!

Comparativo

Embalagens Virgens

Como pontos contrários de consumir embalagens virgens temos o fato de que:

- a sua fonte de matéria é finita.

- os desperdícios do material são muito comuns.

- ocasionam poluição.

- são normalmente mais caras que as embalagens recicladas.

Já olhando de maneira positiva, as embalagens virgens geralmente podem ter cores variadas e podem ser logotipadas. A questão é: muito provavelmente existe uma substituta reciclada para a embalagem virgem que você usa!

Embalagens Recicladas

Com as embalagens recicladas, temos as vantagens de que: 

- a sua matéria-prima pode ser reciclada muitas vezes.

- possuem propriedades iguais ou superiores às virgens dependendo do tipo de plástico que as compõem.

- geralmente são mais acessíveis do que as virgens.

- menor impacto ambiental gerado.

Já como contraponto principal podemos observar que não são todos os plásticos que são reprocessados e mantém propriedades boas. Alguns plásticos, como o Poliestireno (PS), após reprocessados ficam com as propriedades diferentes e inferiores à sua opção virgem, mas são exceções. Os plásticos mais comuns e mais aplicados na maioria das embalagens como o PE, PP, PET, mantém as propriedades.

Além disso, a gama de cores das embalagens recicladas tende a ser limitada dado o fato de que a embalagem pode ter sido colorida em sua primeira aplicação, o que limita no reprocessamento a escolha de cor da embalagem.

Aplicações das Embalagens Recicladas

Diferentemente do que se pensa, as embalagens recicladas são usadas amplamente em diversos segmentos, como o moveleiro, o metal-mecânico, o alimentício, o agrícola, entre outros. A maioria desses ramos utiliza de embalagens para proteção e transporte de cargas e produtos e entende que:

Se embalagens recicladas tem as mesmas propriedades que as virgens e são mais baratas, logo são a melhor opção para investir nessa aplicação!

Vamos pegar como exemplo o plástico bolha: seja ele virgem ou não, é usado para proteger pratos, vasos, quadros em mudanças e na indústria protege produtos na hora de transportá-los. Agora, por que optar por usar o reciclado? Simples! Ele é mais barato e é igual em propriedade e aspecto ao virgem! Não é ótimo?

Quer um fornecedor responsável? Vem com a Global!

Nossa empresa tem 7 anos de experiência atendendo a indústria com embalagens de excelente qualidade e um diferencial: responsabilidade ambiental! Trabalhamos com todo um segmento de embalagens recicladas, desde o filme termoencolhível, plástico bolha, papelão ondulado, filme tubular, sacos plásticos, entre muitos outros.

Se você se interessou por embalagens recicladas e quer saber com quais nós trabalhamos é só clicar abaixo!

PRODUTOS RECICLADOS

Quer entender mais sobre embalagens recicladas e como elas podem se aplicar ao seu negócio? Temos um guia sobre embalagens que te explica tudo o que você precisa saber sobre elas!

GUIA COMPLETO DE EMBALAGENS RECICLADAS

Ou até o próximo artigo! ;)

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para O biodegradável vai salvar o mundo?

Enviando Comentário Fechar :/