Economia Circular no Design de Móveis da Empresa
Uma das palavras que ganhou muita força nos últimos anos é “sustentabilidade”, e nada mais sustentável que reaproveitar materiais ou móveis usados e transformar em algo novo.
Uma alternativa são os móveis de pellet e móveis de caixote, que estão na moda e são muito usados em mesas, estantes, sofás e camas. Existem outros materiais que podem ser reaproveitados e transformados em móveis sustentáveis, que podem ficar muito bonitos complementando o seu espaço de trabalho e até mesmo a sua casa.
Móveis de palete na Unicamp.
O que são móveis sustentáveis?
Um móvel para ser considerado sustentável, é preciso que ele seja feito de uma matéria-prima que não agrida o meio ambiente — ou que seja reciclada. Além disso, ele deve garantir durabilidade em seu uso, evitando, assim, o consumo e o descarte excessivo. Podem ser feitos de:
1) Madeira sustentável: madeira produzida dentro da lei, ou seja, certificada por órgãos de proteção ao meio ambiente.
2) Madeira de refugo: madeira que sobra do processo de fabricação de móveis e casas.
3) Palete: estrutura de madeira muito resistente e com grande durabilidade, normalmente usado no transporte de cargas em supermercados e afins.
Mesa de cabeceira feita com madeira de palete.
Ambas as opções da madeira de refugo e dos paletes seriam descartados normalmentes e utilizá-los como matéria prima para esses móveis extende sua vida útil e mantém valor agregado ao produto.
Por que investir em movéis sustentáveis?
Porque cada vez mais pessoas sabem que fazer escolhas responsáveis sobre os produtos que colocam em suas casas é importante para o meio ambiente.
Mas todas as alegações de mobiliário verde são verdadeiras? Nem sempre, e há um termo para isso: greenwashing. Ou seja, quando uma marca alega ter produção e produtos verdes, com responsabilidade social e ambiental e na verdade, é um discurso falso usado para aumentar as vendas da empresa. Por isso, é importante conhecer todos os fatos acerca do que você consome.
Os benefícios são visíveis?
Ao apostar em móveis com responsabilidade ambiental, você garante mais bem-estar, preservação ambiental e a garantia de que não será prejudicial às pessoas e ao planeta. Além disso, nos últimos tempos a adoção de práticas sustentáveis e circulares tem demonstrado um aumento nas vendas das empresas.
A Geração Z já representa 30% dos consumidores do planeta e são os consumidores do futuro. Segundo Greg Petro, CEO da First Insight: “Com a geração Z em vias de se tornar a maior geração de consumidores neste ano, varejistas e marcas devem impulsionar as práticas sustentáveis agora se quiserem manter o ritmo. A cada geração a sustentabilidade está mais inserida nas decisões de compra”.
Móvel de carvalho e cortiça da "The Sage Collection" de David Rockwell, enviado sem embalagem plástica.
Uma coleção de móveis sustentáveis para escritório foi desenvolvida por David Rockwell, um arquiteto nova-iorquino. "The Sage Collection" é uma coleção composta por móveis com design moderno, adaptável aos ambientes e feitos de carvalho, cortiça, lã, madeira de figueira, até mesmo em suas dobradiças, evitando quaisquer plásticos em sua construção e também, livre de toxinas.
Você sabia que móveis podem liberar toxinas? Tintas, tecidos, móveis, carpetes e materiais de construção podem liberar COVs (Compostos Orgânicos Voláteis) que causam alergias, enxaquecas e asma em pessoas. De acordo com um relatório da European Respiratory Review , “os possíveis efeitos na saúde da exposição a COV em ambientes fechados são motivo de preocupação, uma vez que as pessoas em geral, e as crianças em particular, passam a maior parte do tempo em ambientes fechados”.
Os móveis da Global
Um dos temas que está presente na rotina da Global é a sustentabilidade. Portanto, não deixamos os nossos móveis para trás. Nossas mesas de trabalho são feitas de paletes de madeira, com um tampo de vidro para facilitar o apoio de nossos itens de trabalho sobre a mesa.
Mesa feita de palete com tampo de vidro.
E nossas embalagens?
Como Global, temos consciência e responsabilidade quanto às embalagens que comercializamos e inserimos no mercado. Por esse motivo, buscamos fornecer embalagens de qualidade recicladas, como nosso plástico bolha, plástico tubular, termoencolhível, entre outros.
Nos comprometemos com um futuro melhor e mais limpo! Vem com a gente!
Se interessou por alguma solução em embalagem nossa? Entre em contato com nossos vendedores e tire suas dúvidas!
Até o próximo artigo! ;)
Global Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X
Olá, deixe seu comentário para TUDO sobre Embalagens Recicladas