Precisa de um fornecedor novo? Está em busca de novos contatos para a sua empresa? Aqui te explicamos 5 pontos que merecem a sua atenção na hora de escolher com quem negociar e lhe ajudar a analisar a melhor escolha!
Toda empresa gosta de desenvolver e manter um bom relacionamento com os seus fornecedores. Ainda mais quando assunto é manter a produção, o comercial, o financeiro, enfim todas as partes que compõe a empresa funcionando e em harmonia.
É uma responsabilidade enorme tratar e cuidar para que todos os materiais e insumos necessários para os setores estejam em dia e prontos para serem utilizados.
Por esse motivo, é muito importante que seus fornecedores estejam em sincronia com seu processo e atendam pré-requisitos necessários para que tudo aconteça de maneira tranquila e sem complicações, como o prazo de entrega dentro do seu cronograma e um custo benefício bom.
Agora, será que só esses dois pontos devem ser levados em consideração? Será que apenas analisando eles você evita problemas?
Vamos explicar para você alguns pontos tão importantes quanto esses citados.
Preço e Qualidade
Claro que um dos pontos mais levantados entre compradores de diversas esferas é o fator preço e o que vem em seguida geralmente é a qualidade. Além de conferir preço, é necessário pensar o custo benefício do produto como um todo.
Deve-se ver da possibilidade de conseguir amostras do item desejado, para conferir se há qualidade, se é possível consumi-lo sem problemas e também se a longo prazo ele não dá problema. Ou seja, mesmo após a compra, observar se a qualidade não diminuiu e se não existem reclamações em relação a ele.
Prazo de Entrega
Outro ponto relevante é o prazo de entrega do fornecedor. O prazo tem de estar ajustado com o seu calendário, além disso é recomendado que você requisite pedidos sempre com antecedência para evitar atrasos não planejados. Atrasos são comuns, mas é sempre preferível que não ocorram.
Certificar-se que seu fornecedor consegue lhe atender a tempo de cumprir seu cronograma e suprir as necessidades dos setores da empresa é de suma importância.
Confiabilidade
Uma das chaves para dar mais segurança à sua escolha é considerar o ponto confiabilidade. Quando falamos em confiabilidade nesse caso, o que deve-se observar é:
1) A avaliação da empresa no Google: ver quantas estrelas o local tem, se possui comentários de reclamação não respondidos, entre outros.
2) Os processos e reclamações em sites específicos: buscar no "Reclame Aqui" reclamações de usuários sobre os produtos do fornecedor que você está considerando, os processos judiciais no "JusBrasil" e outras fontes públicas de infformação.
3) Referências de clientes ou fornecedores: procure verificar com outras empresas que negociaram com esse fornecedor como ele trabalha, se é dinâmico, organizado, questione tudo o que tiver vontade.
Facilidade de Comunicação
Observe também como o fornecedor trata você e se dirige à você. Perceba como ele lhe atende quando você apresenta alguma dúvida para ele, se lhe atende de maneira educada, responde às suas dúvidas prontamente.
Além disso, ao requisitar uma amostra para o fornecedor, fique atento a como ele se comporta após feito o pedido. Quanto mais acessível for o seu fornecedor, melhor será a relação da empresa com ele.
Conhecimento do Mercado
O último ponto, porém não menos importante, é o seu conhecimento de mercado, que será usado a seu favor.
Quando lhe ofertarem um produto com determinado preço, você deve saber se, de acordo com o mercado e com empresas concorrentes, o preço está em uma faixa boa e aceitável para se pagar, se está muito caro e fora de cogitação ou mesmo muito barato, o que é incomum.
Um produto barato não é sinônimo de qualidade. E seguidamente, as pessoas compram as opções mais baratas e acabam perdendo o valor investido pois a qualidade do produto é inferior ao esperado e é necessário comprar novamente o mesmo produto de outro fornecedor.
Pilares Ambientais, Sociais e de Governança (ESG)
A sigla "ESG" é usada na língua inglesa para descrever "Environmental, Social and Governance". No português, traduzimos para "Ambiental, Social e Governança" ou "ASG".
Isso se refere às boas práticas de uma empresa, seja para evidenciar sua preocupação e sua atuação com o meio ambiente ou para reforçar seus valores de gestão de negócios.
Mas o que é isso na prática? Explicaremos para você de acordo com os três pilares:
- Ambiental: como a empresa separa, trata ou descarta seus resíduos e rejeitos, se investe em fontes de energia renovável, se assume metas e compromissos de redução de emissão de gases ou mesmo, carbono, entre outros pontos que envolvem o meio ambiente e sua interação com o meio empresarial.
- Social: como os funcionários da empresa são estimulados a agirem com consciência ambiental, se a empresa é classificada como boa ou ótima de se trabalhar, se oferece um ambiente profissional de inclusão e diversidade, entre outros pontos relacionando o meio humano com a empresa.
- Governança: como a equipe de gestão incluindo sócios e investidores trabalham para evitar riscos como fraudes e esquemas de corrupção.
Esse pilar está muito relacionado ao "Compliance", que pode ser resumido em como a empresa está cumprindo com leis e normas. Podemos usar um exemplo simples e eficaz: quando você compra algo de determinada metragem ou tamanho, espera ser atendido de acordo com o que lhe fora prometido no ato da compra. O que pode acontecer é que lhe entreguem o produto, mas você percebe que lhe foi entregue não é de fato o que você comprou. Quando você realiza uma encomenda de 50 doces para um aniversário, espera receber o que negociou, não 40 doces, tampouco 60. Você precisa saber que o que o fornecedor irá te vender será exatamente o que você receberá.
Ao todo, a governança diz respeito a fazer as coisas de maneira correta, do modo certo, sem apoiar subornos ou fraudes, nem cometê-los.
E os Produtos Global?
Nós da Global estamos sempre em busca de aprimorar nossos processos. Nossos segmentos de embalagens e suprimentos, desde as fitas de arqueamento até nossos filmes stretch, continuam sendo acompanhados após nossos clientes adquirirem.
Auxiliamos quando requisitados e pensamos que ajudá-los é mais do que obrigatório, é um dever.
Além disso, adotamos uma postura sustentável de acordo com a ESG, buscando sempre melhorar nosso ambiente de trabalho, separar nossos resíduos e rejeitos, tratando-os de maneira correta, além de sermos totalmente transparentes com nossos clientes e colaboradores. É só vantagem em trabalhar com a gente!
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco! Se você se interessou por algum produto nosso, solicite cotação! Vamos gostar de conversar com você!
Até o próximo artigo! ;)
Global Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X
Olá, deixe seu comentário para O biodegradável vai salvar o mundo?