Sustentabilidade? Mercado financeiro? Coaching? O que vai estar em alta em 2022? Confere aqui com a gente as tendências e os nichos lucrativos para esse ano!
O empreendendorismo está em alta no Brasil, como mostra o levantamento feito pelo SEBRAE no primeiro semestre de 2021. Ele demonstra que houve um aumento recorde de abertura de micro e pequenas empresas no país e que esse percentual é considerado o maior desde 2015.
Somente nos seis primeiros meses foram cerca de 2,1 milhões de novos negócios, um crescimento de 35% em comparação ao mesmo período em 2020.
Isso nos mostra que mesmo durante a pandemia em períodos econômicos delicados, o brasileiro sempre busca se reinventar. É também importante nesse momento analisar o nosso contexto e entender quais são as apostas para 2022 e que podem afetar o seu negócio.
É importante pensar no que pode impactar a sua empresa, desde a situação da economia até sua própria estrutura de negócio e se está adequada às demandas do seu mercado consumidor.
E o que vai estar em alta no próximo ano? Por que o seu consumidor é importante nesse cenário? É possível aproveitar as novas tendências e inovar na sua empresa? Vem entender aqui com a gente!
Perfil de Cliente
Você precisa entender bem quem são os seus clientes, o que consomem, por que consomem e o que influencia em sua decisão de compra. Ou seja, suas personas precisam estar bem definidas para que o seu negócio faça pequenas adaptações e adeque suas estratégias com fim de melhor atendê-las. Proporcionando a melhor experiência ao usuário, você garante uma boa avaliação da empresa e fidelidade, o que consequentemente gera compra recorrente.
Comportamento do Consumidor
E o que leva o consumidor a adquirir algo? Confere aqui com a gente os fatores que influenciam o comportamento do consumidor:
1) Papel social: está diretamente ligado aos grupos de pertencimento do consumidor, ao cargo que exerce no trabalho, ao relacionamento entre família e amigos.
2) Papel pessoal: está ligado ao conjunto de fatores subjetivos como idade, cultura e necessidades, objetivos de vida, entre outros.
3) Cultura: ligada à religião que a pessoa atua, a identidade nacional, afinal é preciso pensar se um produto terá aceitação de um usuário com formação cultural específica.
4) Emocional e psicológico: ligado aos fatores psicológicos e emocionais do consumidor. Como exemplo podemos analisar quando alguém consome algo por ter o desejo de ser aceito socialmente.
5) Estágio de vida: ligado às fases da vida e gerações. Ao longo da nossa vida, em diferentes fases e estilos de vida, mudamos nossos hábitos e consumo, consequentemente.
6) Tendências: ligado aos lançamentos de marcas, como por exemplo marcas de calçados.
7) Classe social: ligado ao poder aquisitivo das pessoas, já que dependendo dele nos atemos à uma faixa de valor a ser gasto em tudo o que compramos.
8) Economia e mercado: ligado à inflação e situação econômica do mercado, pois se a inflação estiver alta, grande parte dos consumidores deixa de adquirir certos produtos que tiverem sido atingidos.
9) Feedback de outros consumidores: ligado à avaliação das empresas na internet, processos em andamento e contra a empresa, reclamações online, entre outros.
Tendências para 2022
Algumas apostas para esse ano estão ligadas à sustentabilidade, outras à internet como facilitadora e impulsionadora de empresas. Confere com a gente quais as tendências estão sendo previstas para 2022:
1) Sustentabilidade Empresarial
Uma das ondas mais fortes que veio para ficar e impactar todos os ramos empresariais é a sustentabilidade. Ela afeta todas as decisões da equipe diretora, as metas e estrutura de negócio da equipe de planejamento, enfim TODA A CADEIA PRODUTIVA da sua empresa.
Mas por que implementá-la? É um modo de ser mais eficiente e poupar recursos da empresa.
No geral, podem-se tomar atitudes como: instalação de pontos de coleta seletiva, diminuição do consumo de descartáveis, instalação de torneiras automáticas para diminuir o desperdício de água, controle de uso de energia elétrica e atenção aos aparelhos em stand-by desligados e ligados em tomadas, disposição correta do seu lixo eletrônico, relatórios de sustentabilidade e gestão integrados entre setores, entre muitas outras atitudes que sua empresa pode adotar.
Temos um artigo completo para você falando sobre sustentabilidade aqui. Vem conferir com mais detalhes o que você pode fazer e como fazer!
Ao pensarmos sobre sustentabilidade em ambientes empresariais, é inegável pensarmos também sobre LOGÍSTICA REVERSA e ECONOMIA CIRCULAR.
Explicando de maneira simplificada, a Logística Reversa trata de um conjunto de ações destinados a viabilizar a coleta e a restituição de resíduos sólidos ao setor empresarial, seja por meio de reaproveitamento, reciclagem ou destinação final ambientalmente correta. Ou seja, trata de políticas adotadas na empresa voltadas ao ciclo de seus produtos e sua gestão organizacional. O objetivo principal é estruturar um planejamento de produto desde sua idealização até concepção e descarte final do produto, procurando sempre aproveitar de sua matéria-prima para outros meios.
Mas isso é assunto para aprofundarmos em outro artigo. Fique ligado! ;)
Outro assunto de extrema relevância quando falamos de logística reversa é a Economia Circular.
Pensando nela e sua aplicabilidade, a Economia Circular visa poupar recursos, aumentar a durabilidade de produtos e preservar o meio ambiente através do uso e priorização de recursos renováveis. Com tudo isso em prática, você valoriza a sua marca, minimiza seus impactos no meio ambiente e principalmente, reduz custos em toda sua cadeia produtiva.
Já falamos dela em outro artigo aqui em nosso blog e sobre o por quê implantá-la é importante. Confere aqui!
E como último ponto, deve-se pensar também na ESG. É traduzida para "Ambiental, Social e Governança" ou "ASG". Essa sigla é importante para investidores pois é adotada como critério para investir capital. Se refere às boas práticas de uma empresa, seja para evidenciar sua preocupação e sua atuação com o meio ambiente ou para reforçar seus valores de gestão de negócios.
O pilar Ambiental diz respeito a como a empresa trata seus resíduos e rejeitos, quais são suas fontes de energia, se cumpre com políticas ambientais, entre outras.
Já o pilar Social está relacionada à avaliação da empresa, se a empresa é tida como boa ou ótima de se trabalhar, se possui um ambiente diverso e de inclusão, entre outros pontos.
Por último e não menos importante, o pilar Governança diz respeito a como a equipe diretora da empresa trabalha para evitar riscos como fraudes e esquemas de corrupção. Ou seja, fazer as coisas de maneira correta, do modo certo, sem apoiar subornos ou fraudes, nem cometê-los.
Todos esses três pontos, Logística Reversa, Economia Circular e ESG, estão diretamente ligados à Sustentabilidade Empresarial. É de suma importância pensar neles e essa é a nossa dica: dialogar com o setor ambiental de sua empresa e verificar o que pode ser feito para atingir esses objetivos.
2) E-commerce
Segundo uma pesquisa da Neotrust, feita com base nos dados de compra no comércio eletrônico durante o primeiro trimestre de 2021, apontou uma continuidade no crescimento no setor do e-commerce.
De Janeiro à Março de 2021 foram realizadas 78,5 milhões de compras online, o que demonstra um aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano passado que resultou em um faturamento de R$ 35,2 bilhões (72,2% a mais do que em 2020).
Isso significa que quem não tem uma presença online forte está perdendo oportunidades de negócio. É necessário montar uma loja virtual, bem estruturada, se ater aos comentários dos usuários e ter um planejamento de marketing, o que trataremos nos próximos pontos. Todos nós procuramos recomendações ou mesmo nos informar através da internet antes de comprar algo, não é diferente com seus clientes.
3) Economia Compartilhada ou CoWorking
A chamada Economia Compartilhada se refere ao compartilhamento de recursos, sejam eles físicos, intelectuais ou humanos. Um exemplo disso são os espaços de coworking, onde vários empreendedores ou empresas dividem o espaço para trabalhar, as despesas, os locais de uso comum. Um detalhe importante é que os profissionais que compartilham o espaço não precisam necessariamente ser da mesma área, o intuito é de estimular novas estruturas de negócio e criatividade entre os parceiros.
4) Trabalho Híbrido, Home Office ou Anywhere Office
Esses formatos de jornada de trabalho que se intensificaram durante a pandemia estão cada vez mais comuns e certamente continuarão marcando presença no nosso dia a dia. O trabalho híbrido consiste basicamente em trabalhar tanto em espaço físico empresarial quanto em casa, intercalando ambos os espaços. Já o home office é um regime de trabalho feito em casa e monitorado pela empresa.
O modelo mais utópico em comparação a esses citados é o anywhere office, ou melhor traduzindo, "trabalho de qualquer lugar". Ele é baseado em trabalhar de qualquer lugar que se tenha acesso à internet (se necessária para trabalhar). É muito adotado por autônomos e co-workers.
5) Criação de Conteúdo e Marketing Digital
A proposta do Marketing Digital é que: através da produção de conteúdo, você educa o seu potencial cliente e ao longo de vários informativos, o dirige à decisão de compra. Desenvolvendo estratégias e um planejamento de publicações, é possível contribuir com as necessidades dele, ficando mais próximo ainda do seu consumidor. É necessário também acompanhar os resultados disso e ir ajustando o processo, sempre buscando melhorar e se aprimorar.
O grande foco da criação de conteúdo é atingir o seu público de forma certa e no tempo certo. Assim você se garante certa visibilidade no mercado e não passa despercebido, além disso conquista ainda mais clientes.
6) Equipes Multigeracionais
De acordo com dados da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia disponíveis na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), o número de pessoas com 65 anos ou mais em vagas com carteira assinada aumentou, saindo de 484 mil em 2013 para 649,4 mil em 2017. Foi uma ampliação de 43% em quatro anos.
Muitas pesquisas apontam que boa faixa da população acima dos 55 anos está voltando ao mundo do trabalho. Isso também demonstra que esses trabalhadores estão ativos financeiramente.
É importante saber como integrar e motivar a troca de conhecimento entre todos os membros da equipe. Não podemos esquecer também que como consumidores saber como melhor atender esse público, quais são as suas preocupações e o que priorizam.
7) Otimização das Operações Digitais
Trata do Conversational Commerce. Ele é baseado na utilização de aplicativos de conversa para impulsionamento do processo comercial. Como exemplo, quando vendedores dispõe de aplicativos como Whatsapp ou Instagram para negociar produtos e vender digitalmente.
O uso de tecnologias para facilitar nossa rotina e aumentar nossa produtividade nunca foi tão presente quanto agora. O que podemos esperar é esse aspecto ainda mais presente no nosso dia a dia.
Previsão de Nichos Lucrativos para 2022
Temos também algumas previsões de nichos que virão com tudo esse ano. São eles:
1) Condicionamento Físico e Beleza
Certamente uma crescente de pesquisa dentre a população nos últimos dois anos foi a procura por produtos de beauty care, skincare, além de outros serviços voltados à saúde física e mental.
De acordo com a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), as vendas de produtos de cuidado pessoal, cosméticos e perfumaria mostraram aumento significativo, com crescimento de 6% entre janeiro e outubro, em comparação com 2019. Um item que deve ser ressaltado foram as máscaras de tratamento para o rosto que nas vendas apresentaram um crescimento de 102,6%.
Como grande parte da população ficou isolada durante algum tempo, o cuidado mental e físico foi priorizado. Assuntos como "aulas de yoga", "alimentos veganos e vegetarianos", "exercícios em casa", "terapia online" foram frequentemente visitados. Tendemos a continuar com esse autocuidado para além de 2021.
2) Mercado Financeiro
O investimento em criptomoedas, bitcoins, ações, está mais próximo do que nunca das pessoas. Facilmente encontramos conteúdo educativo sobre finanças e como investir a longo prazo.
3) Animais Domésticos
Nos últimos cinco anos, de acordo com pesquisa de mercado da Euromonitor, as áreas de acessórios e alimentos para animais domésticos cresceu 87% e isso resistiu à pandemia do Coronavírus.
Isso se deve também ao fato do isolamento, onde o número de adoções também registrou aumento de 50% nos três primeiros meses de pandemia, segundo a Revista Abril. Ao ficar mais tempo em casa e com seus pets, as pessoas também passaram a comprar mimos para os mesmos, além de adotar mais pets.
A procura por serviços e produtos como "adestramento", "banho e tosa", "alimentação natural para pets", "brinquedos criativos para seu pet" aumentou também. Os pets com total certeza continuarão a ser bem tratados por seus donos. Quem investir nesse nicho também terá um retorno certamente bom.
4) Âmbito Profissional
Cada vez mais as pessoas estão buscando se profissionalizar e se preparar para o mundo do trabalho e suas novas cobranças tecnológicas e de relacionamento. Nesse sentido, uma das áreas que está em crescimento é a de profissionalização e capacitação de pessoas. São exemplos de apostas boas workshops de capacitação em áreas específicas, como organização, planejamento financeiro, planejamento de vida, coaching voltado ao trabalho, consultoria profissional, gestão de profissionais.
5) Desenvolvimento Pessoal
Nesse ponto encaixamos tudo que se refere àos passatempos educativos que todos temos. Desde nossos hobbies, como pintura, escrita, jardinagem, até cursos de idiomas que fazemos. Essa área anda juntamente com o lazer, já que são atividades de lazer que geram conhecimento e aprendizado.
6) Relacionamentos e Proximidade de Usuários
A interação virtual entre usuários aumentou durante a pandemia e isso nunca foi tão forte. Na verdade, nos últimos anos a população global vem se conectando virtualmente cada vez mais. Investimentos nessa área podem ser vistos em exemplos como espaços virtuais de interação, como jogos coletivos e plataformas de relacionamentos, workshops em grupo, compra de presentes online e vouchers, entre outros.
7) Lazer
O espaço de lazer das pessoas também foi um item em alta tendo em vista que passamos a observar mais os espaços que ocupamos nos últimos dois anos. Além disso, o lazer sempre terá espaço na agenda das pessoas, mesmo que em tempo reduzido, sempre existirá. O mercado focado para isso por ser encaixado em pacotes de viagens, passeios regionais, artigos de esportes, espaços de relaxamento como os de quiropraxia, acunpuntura, entre outros.
A Global é Sustentável
A Global está sempre em busca de crescimento e evolução. Acompanhamos o mercado e sabemos como nos guiar de acordo com ele. Alguns de nossos produtos são de origem reciclada, como o papelão ondulado, os filmes tubulares, o plástico bolha cristal e a opção em azul, entre muitos outros.
Estamos rumo ao futuro, com uma política baseada em ESG e nossa mais nova unidade, a Global Recuperação de Resíduos, onde trabalhamos a Logística Reversa de resíduos pós-indústria. Se você não a conhece, VENHA CONHECER! Estamos de portas abertas prontos para recebê-los!
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco! E se você se interessou por algum produto reciclado nosso, solicite cotação com um de nossos vendedores! Gostamos de interagir com vocês!
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